O Marketing Digital já é uma realidade para boa parte dos empreendedores brasileiros. No entanto, para conseguirem assertividade em suas ações e estratégias é preciso que estejam sempre atentos ao modo como os brasileiros se comportam no meio digital. Para isso, recomendo sempre a análise dos principais números do mapa da inclusão digital no Brasil.
Por isso, afirmo com frequência que para me manter atualizado, estou sempre em busca de informação e, como já disse anteriormente, o Mapa da Inclusão Digital (MID) vem me ajudado muito a analisar melhor o mercado brasileiro.
Se você ainda não conhece bem o MID, decide listar os principais dados que podemos recolher desse estudo.
O que é o Mapa da Inclusão Digital no Brasil?
O MID nada mais é do que o cenário dos resultados obtidos pelas iniciativas de Inclusão Digital no País. Ele é atualizado de maneira permanente e mapeia o que chamamos de inclusão digital e a inserção no meio digital da população menos favorecida.
Para isso, atuam em comunidades carentes e sempre em parceria com os governos (federal, estadual e municipal) e implementam Pontos de Inclusão Digital (PID). Locais com computadores conectados à rede e com acesso público, tudo para que as pessoas consigam desenvolver suas habilidades.
Iniciativas de inclusão social no Brasil
Se pegarmos o cenário macro do Mapa de Inclusão Digital no Brasil, vemos que o número de inciativas já chegou aos 181. Sendo 117 programas de inclusão, 38 projetos e 26 ações.
O MIB também revela que mais de 98% dessas iniciativas foram realizadas em comunidades situadas em área urbana e apenas pouco mais de 1,7% em área não-urbana, que engloba comunidades ribeirinhas, indígenas e até mesmo quilombolas.
O que tudo isso significa?
O último dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que, pela primeira vez na história, metade de população já tem acesso à internet em casa. Isso significa que mais pessoas estão usufruindo da Inclusão Digital e muitos deles podem ter conseguido aprender a usar os equipamentos e a própria rede, por meio desses programas e iniciativas.
Mesmo assim, se você ainda tiver dúvidas, é preciso entender bem um aspecto. Quando as pessoas têm mais acesso à informação, elas passam a pesquisar mais e melhor tudo o que consomem e adquirem e é nesse aspecto que o Marketing Digital deve se atentar.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivo em primeira mão.