Todo empreendedor, digital ou não, precisa saber com precisão qual é o grau de efetividade das suas campanhas e o quanto isso gera de negócios para a sua empresa. Por isso é importante saber como adotar métricas de vendas eficientes para obter estes dados.
As métricas de vendas são indicadores que mostram a performance do seu negócio diante do mercado e dos prospects que entram em contato. Muitos empreendedores e profissionais de vendas se apegam somente às metas estabelecidas e utilizam isso como o único parâmetro para medir o sucesso na área de vendas.
Já digo para você que isso é um erro!
Existem métodos mais eficazes de entender como está a atuação da sua equipe comercial, que verificam todo o processo de aquisição de clientes e podem trazer um cenário mais preciso sobre a performance do seu negócio frente ao mercado.
Número de oportunidades abertas
Esta primeira métrica deve estar ligada aos indicadores de desempenho da sua estratégia de Inbound Marketing. O seu funil de vendas deve gerar uma quantidade de oportunidades para o seu negócio.
Isso significa que entre todos os leads cadastrados na sua base de inbound, existem alguns que realmente demonstram interesse em adquirir os seus produtos e serviços e são encaminhados aos vendedores.
Monitorar esta métrica é importante para não sobrecarregar a sua equipe de vendas, que tem uma capacidade limitada de atendimento. Se os vendedores estão atendendo mais oportunidades abertas do que conseguem, você pode perder clientes. Isso porque o profissional não terá capacidade de dar a atenção necessária a cada processo de vendas, perdendo clientes pelo caminho.
Usando esta métrica com sabedoria você poderá resolver alguns problemas: se o número de oportunidades abertas for baixo você deve melhorar o processo de geração e nutrição de leads. Contudo, se a quantidade for muito alta você pode precisar trazer mais profissionais de vendas para a sua empresa.
Taxa de vitória
Esta métrica diz respeito às vitórias conquistadas em cada etapa do processo de vendas. Para adotá-la é necessário que você tenha o seu ciclo de vendas bem desenhado. Estratégias e ações para cada uma das etapas devem constar nos relatórios comerciais dos seus vendedores, assim você saberá precisamente em qual área cada profissional precisa de apoio.
É possível que você perceba que grande parte das vendas do seu negócio é perdida no momento de refutar objeções do cliente, assim poderá ministrar um treinamento específico para contornar e vencer este problema e fechar mais negócios.
Receita e Ticket Médio por vendedor
Duas métricas essenciais para medir o sucesso financeiro do seu negócio, a receita total gerada por cada vendedor ao longo do mês, semana ou ano, e o valor médio de vendas de cada vendedor. Essas duas métricas são importantes para que você possa estabelecer metas de melhoria, verificar a sazonalidade e projetar o faturamento do seu negócio para o futuro.
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