Olá empreendedores, tudo bem com vocês? Acredite, o seu belo ofício está impregnado nas veias dos seres humanos há milhares de anos. É isso mesmo, os nossos ancestrais já tinham dotes de liderança, gestão de recursos e até mesmo administração. Conheça hoje a origem e a história do empreendedorismo no Brasil!
Uma história de milhares de anos…
Afinal, como você acha que os maias, incas e astecas ergueram suas grandes construções nas américas? Ou ainda, egípcios, chineses, celtas e outros povos espalhados ao redor do planeta? A gestão de recursos, liderança e administração está na veia dos seres humanos a milhares de anos.
Começando pelos nossos ancestrais de outras eras, que caçavam e armazenavam seus alimentos para tempos mais escassos. Com a evolução da espécie, aprendemos a extrair o melhor da natureza com a agricultura e a criação de animais. E depois de certo tempo nasceu o escambo, em que os povos trocavam suas especiarias por outros produtos, com o intuito de complementar os seus bens. Por exemplo, um criador de gado não precisa plantar arroz, basta trocar carne pelo cereal, entendeu?
Com a evolução do escambo nasceu o dinheiro, que movimenta os moldes do mundo até hoje. Sendo que, as grandes descobertas ao redor do globo são ocasionadas por visões empreendedoras, que resultaram em descobrimento de novas terras, aquisição de novos bens e até mesmo a conquista de novos povos.
História do empreendedorismo no Brasil
Podemos afirmar que os desbravadores do Brasil, por exemplo, foram os primeiros empreendedores desta terra, que levavam recursos como ouro, pau-brasil, ervas, animais, entre outras especiarias para a Europa.
A palavra empreendedorismo vem de empreendedor, que por sua vez nasceu do francês entrepeneur, que significa “pessoa que assume riscos”. A palavra foi usada pela primeira vez pouco depois da época dos descobrimentos, por volta do ano 1725.
Desde então muito tempo se passou, os portugueses empreenderam na Europa com os nossos recursos e o que sobrou passou a ser aproveitado por nós.
Um dos primeiros empreendedores de sucesso do Brasil foi o Barão de Mauá. Descendente direto de portugueses que desbravaram o Brasil, o Barão, por meio de mão de obra escrava, conseguiu empreender rapidamente, fabricando caldeiras de máquinas a vapor, engenhos de açúcar, prensas, encanamentos, etc. Além disso, ele foi responsável por diversas obras públicas, como:
– Organização da navegação a vapor no estado do Rio Grande do Sul e Amazonas;
– Construção da primeira ferrovia brasileira, no estado do Rio de Janeiro;
– Criação da companhia de gás para iluminação pública;
– Construção da primeira rodovia pavimentada do país, entre Juiz de Fora, em Minas Gerais, e Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Depois disso o ofício cresceu no país, sendo que no século XX outros empreendedores obtiveram muito sucesso, como o criador da Sadia, criador do Grupo Pão de Açúcar, criador da Votorantim, entre diversos outros empreendimentos.
Gostou deste artigo? Conheceu melhor a história do empreendedorismo no Brasil? Acesse também o artigo sobre qual é o verdadeiro objetivo do empreendedorismo e aprenda mais sobre esse conceito. Aproveite e assine nossa newsletter gratuitamente no campo destacado da página.
Muito bom o artigo ! Me acrescentou muita coisa