O merchandising é uma técnica para expor os produtos de maneira conveniente, digamos assim. Mas também existe o visual merchandising, que pode contribuir de forma arrebatadora com as suas vendas, quer ver? Continue a leitura e entenda melhor sobre o que estou falando.
Afinal, o que é visual merchandising?
Em uma explicação simples, costumo dizer que o visual merchandising é um dos braços do próprio merchandising, ou seja, é uma das tantas ferramentas de marketing que existem. E, com tal, ela tem funções bem específicas.
Um dos principais objetivos do visual merchandising é trabalhar a estética da exibição do produto, afinal, as embalagens costumam carregar o nome da marca produtora e, portanto, a apresentação delas no ambiente comercial exige atenção, exige cuidados!
Proporcionar uma boa imagem de uma empresa para as pessoas e, mais do que isso, criar uma boa experiência de compra nas lojas físicas, são tarefas do visual merchandising.
Qual a relevância do visual merchandising para um negócio?
Ciente do que é o visual merchandising, podemos partir para o principal ponto deste artigo, que é apresentar para você a importância do visual merchandising dentro da empresa e, principalmente, no varejo.
Para isso, separei as principais vantagens que enxergo nessa ferramenta. Veja e entenda o poder que ela tem:
Aumento de vendas
Para quem trabalha com varejo, o visual merchandising é uma excelente forma de ampliar os resultados de marketing da empresa e, consequentemente, aumentar as vendas.
Isso acontece porque essa “estratégia” trabalha para chamar atenção dos consumidores de um modo positivo, fazendo com que eles se atentem à oportunidade de compra, gostem e voltem a fazê-la.
Experiência única
Estudos mostram que a decisão de compra se concentra dentro da loja. Por isso, o visual merchandising é tão importante, pois ele contribui de algumas formas para gerar uma boa impressão, satisfação e, a partir disso, a tão sonhada fidelização do cliente.
Esse processo envolve estudo do público-alvo, modificações na loja, como controle de luz e som ambiente, além de conhecimento sobre o significado das cores e de diversos fatores que podem proporcionar uma experiência única, deixando os consumidores confortáveis para comprar mais.
Criação de imagem
Você já se perguntou qual a percepção que os clientes têm da sua empresa? Essa questão é profundamente trabalhada no merchandising, com o qual é possível influenciar as percepções das pessoas, tudo através da estética e da apresentação de um produto.
Em conjunto a isso, a criação de uma experiência única, citada acima, faz com que a imagem de uma marca comece a ser moldada positivamente.
Percebeu o poder que o visual merchandising tem? Então, paralelamente, que tal fazer um trabalho parecido no seu site, criando uma hierarquia visual para garantir mais visitas? Dessa forma, você garante uma boa experiência para seus consumidores na loja física e virtual. Confira!