Você tem total conhecimento dos produtos da sua empresa? Tem certeza? Então aqui vai um desafio! Me diga se você tem alguma vaca leiteira, alguma estrela, um abacaxi, ou até mesmo um ponto de interrogação entre seus produtos ou serviços. Não sabe do que estou falando? Então continue a leitura e conheça a Matriz BCG, algo essencial para a análise do portfólio da sua empresa, ou até para o gerenciamento de novos produtos e serviços.
Como Funciona a Matriz BCG
A princípio, a Matriz BCG pode parecer complexa. Contudo, ela nada mais é do que um gráfico formado por quatro grupos. Os grupos estão posicionados entre as partes altas e baixas de dois eixos: o “Crescimento de Mercado” e a “Participação Relativa de Mercado”, que estima a participação da sua empresa, comparada ao seu principal concorrente.
Diante disso, você consegue encaixar os seus produtos e serviços de acordo com as características de cada um deles, analisar os possíveis caminhos que eles vão seguir e, se for necessário, fazer intervenções para contornar as situações ruins e até evitar prejuízos.
Conheça os Grupos da Matriz BCG
Antes, porém, de falar sobre as vantagens da Matriz BCG, é preciso que você entenda o significado de cada um dos grupos que ela possui e o que eles representam.
Interrogação
Neste grupo, que também é chamado de “criança problemática”, entram os produtos com alto índice de crescimento, mas que ainda não geram lucros. Só existem duas alternativas para os produtos e serviços aqui classificados. Ou eles tornam-se “abacaxis”, por não apresentarem retornos positivos, ou eles fazem sucesso, sobem no posicionamento e tornam-se uma “estrela”.
Estrela
Como você pode imaginar, os produtos “estrelas” são aquelas que possuem grande potencial de crescimento, que estão à frente do concorrente, mas que, por serem líderes de mercado, exigem altos investimentos. Neste caso, se você não conseguir manter os investimentos, o próximo passo desse produto, e o mais comum também, é que se transforme em uma “vaca leiteira”.
Vaca Leiteira
E como o próprio nome sugere, as vacas leiteiras são as que alimentam os fazendeiros, diariamente, e sem muitos custos. Portanto, aqui está o lucro da empresa. Como já estão estabelecidos no mercado, e a possibilidade de crescimento é baixa, os produtos e serviços desse grupo não demandam altos investimentos. Mas atenção! Caso você não tenha cuidado, a vaca deixa de dar leite, e você começa a lidar com um “abacaxi”.
Abacaxi
Também chamado de “animal de estimação” ou “cachorrinho”, este é um grupo que pede atenção e ações. Aqui, não há boas perspectivas de crescimento, nem uma boa participação no mercado. Se você tem produtos com essas características, deve avaliar como aconteceria a recuperação deles e, se isso exigir muito investimento, talvez a descontinuação desse “abacaxi” seja a opção mais recomendada.
Vantagens da Matriz BCG
Como você deve ter reparado, a Matriz BCG é muito dinâmica e, por isso, merece analises constantes, para acompanhar o desenvolvimento ou o declínio do seu portfólio de produtos. Dessa forma, você tem inúmeras vantagens para a sua empresa. Dentre elas, a possibilidade de elaborar melhor as estratégias de marketing, de contornar cenários desfavoráveis e ainda de tomar decisões de forma mais rápida e eficaz.
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