Você sempre me vê falando aqui no Ignição sobre e-commerce. Mas, você já ouviu falar de m-commerce? Esse fenômeno do comércio eletrônico vem crescendo exponencialmente, acompanhando as mudanças de hábitos dos usuários de internet e potenciais clientes das lojas virtuais.
Se você quer ser um empreendedor digital bem sucedido, entender o que é o m-commerce e como ele funciona, é fundamental. Por isso escrevi este artigo. Veja aí informações que vão te deixar mais familiarizado com esse jeito de realizar operações comerciais pela internet.
O que é m-commerce
M-commerce ou mobile commerce é o nome dado às transações de comércio eletrônico e vendas online realizadas a partir de um dispositivo móvel, como smartphones e tablets. Considerado uma evolução do e-commerce, o m-commerce leva ao extremo as comodidades oferecidas ao cliente pelas lojas online.
Se com o comércio eletrônico realizado por desktops o usuário podia comprar sem sair de casa, a grande vantagem do m-commerce é que as transações podem ser realizadas, literalmente, de qualquer lugar, esteja o cliente na cama, no trânsito ou na praia. Basta que ele tenha acesso à internet.
O que fazer para meu negócio ter sucesso no mobile commerce
Há algumas razões para que o mobile commerce venha crescendo de maneira tão notável. E a principal delas é a crescente massa de usuários de celulares e smartphones, dispositivos a partir dos quais são realizadas a maior parte das transações de m-commerce.
Sendo assim, uma das principais atitudes necessárias daqueles que pretendem ser bem sucedidos nessa modalidade de comércio é adequar seus sites e lojas virtuais para a navegação via mobiles desse tipo.
Para que o cliente decida realizar transações comerciais com sua empresa via um dispositivo portátil, é fundamental que você ofereça a ele uma boa experiência, com acessos e processos intuitivos, ágeis e seguros, que ele realize de forma simples e rápida.
Para conseguir oferecer uma experiência agradável para seus clientes, quem pretende investir no m-commerce precisa adotar uma dessas alternativas:
Ter um site ou uma loja virtual responsivo
Páginas de internet responsivas são aquelas que se adequam às telas dos dispositivos pelos quais são acessadas, oferecendo uma navegação agradável desde o desktop até o celular.
Ter um site ou uma loja virtual criado especialmente para os dispositivos móveis
Desenvolver páginas exclusivas para os dispositivos móveis, com menu expansivo, botões maiores e pouco texto é uma ótima solução para garantir ao seu cliente uma experiência confortável ao navegar e realizar compras na sua loja.
Ter um aplicativo do seu negócio
Aplicativos ainda são a melhor forma de realizar transações comerciais por dispositivos móveis. Então, se você puder investir no desenvolvimento de um para a sua loja, sem dúvida isso terá grande impacto no posicionamento do seu negócio no m-commerce.
A importância das redes sociais no crescimento do m-commerce
O grande fomentador do m-commerce são as redes sociais. É nelas que o seu cliente vai contar se tiver feito uma compra agradável e satisfatória na sua loja online. E é lá, também, que ele reclamará se tiver uma experiência ruim com seu negócio.
Estude seu público e identifique as redes sociais mais utilizadas por ele. E, então, posicione-se nelas e trabalhe para garantir a melhor experiência de compra possível para seus clientes. Assim, eles serão multiplicadores do alcance de seus serviços m-commerce, ajudando você a conquistar o sucesso com seu negócio digital.
Gostou de aprender um pouco sobre m-commerce? Que tal agora saber quais são as três principais características de um empreendedor digital de sucesso? Com certeza você encontrará informações importantes para o seu desenvolvimento nesse texto.