Imagine você indo até a padaria logo cedo, e sentir o aroma do café fresco, do pão quentinho saindo do forno. Todas essas ações fazem parte do marketing olfativo.
De fato, não é uma proposta nova, mas é sem dúvida uma das estratégias mais interessantes para atrair clientes e aumentar vendas em qualquer segmento do mercado.
Ficou curioso para saber mais? Veja esse artigo matador que preparei!
O poder do marketing olfativo para o aumento das vendas
A associação é uma das questões pertinentes ao Marketing Olfativo, pois é preciso de fato fazer conexão entre odores e sentidos das pessoas que frequentam os ambientes comerciais.
O marketing olfativo tem poder, mas exige planejamento seguindo diretrizes para que as experiências dos clientes, seja perfeita. Por isso, deve-se levar em conta:
- O tipo de negócio, para que o aroma seja registrado no cérebro com positividade;
- As fragrâncias devem ser estudas e escolhidas por profissionais da área de marketing olfativo
- A aromatização deve ser proporcionada com técnica, profissionais qualificados e equipamentos adequados
- Todo o processo de aromatizar o ambiente deve ter foco no bem-estar dos clientes e também dos colaboradores (produtores e vendedores).
A aromatização de ambientes — veja os benefícios
Conheça alguns motivos para apostar no marketing olfativo:
Melhora o posicionamento da marca
Quando entramos em um local que possui um cheiro muito próprio, ele se torna fácil de reconhecer a todo momento.
E, quem entende de marketing sabe o quanto é importante ser lembrado e reconhecido.
É por esse motivo que o investimento nessa área se torna cada vez mais frequente e tem feito sucesso entre as maiores empresas do mundo.
Melhora a experiência dos clientes
Entrar em uma loja que possui um aroma agradável, marcante, mas, sutil, é uma das experiências mais positivas que o cliente pode ter.
É automático o interesse pelos produtos.
Investir em marketing olfativo não é só importante para o conforto dos possíveis compradores, mas também para aumentar as vendas.
Torna a marca inesquecível
Assim como o marketing olfativo pode ajudar no aumento de vendas, ele ainda torna a experiência com o estabelecimento ou com a marca algo inesquecível.
Estudos já provaram que o nosso cérebro possui uma conexão entre os aromas e os sentimentos.
O que pode fazer com que o cliente jamais esqueça o momento que viveu quando estava em contato com os produtos.
Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe a importância do marketing olfativo para as vendas, continue aproveitando os conteúdos do Ignição Digital!