Com o aumento da presença das empresas nos meios digitais e da necessidade de criar estratégias de marketing próprias para a internet, surgiu uma nova profissão no mercado: o consultor de marketing digital.
Esse profissional é especializado na criação de planos estratégicos de marketing digital. Ou seja, seu papel é fazer o planejamento da presença de uma empresa nos meios digitais. Ele também pode ou não ser responsável pela execução destas estratégias. No segundo caso, tem como obrigação conhecer o mercado a ponto de poder indicar as agências mais apropriadas para o seu cliente.
O que faz um consultor de marketing digital?
O consultor de marketing digital é, normalmente, um profissional independente ou que trabalha em uma empresa especializada em consultoria. Ao atender um novo cliente, ele fará um diagnóstico completo da presença desta marca na internet.
Para isso, ele analisará aspectos como:
- mídias sociais;
- otimização de conteúdos para os sites de busca;
- estrutura do site institucional;
- capacidade da empresa de formação de leads;
- entre outros aspectos que influenciam na presença e reputação na internet.
Após a etapa de análise, o consultor irá atuar junto ao cliente para entender os objetivos da empresa e as melhores estratégias para atingi-los. Ele irá criar um plano de marketing digital detalhado, com as ações necessárias, e, por fim, vai indicar os melhores profissionais para executá-lo.
É importante que o consultor de marketing digital esteja alinhado com as estratégias da empresa também nos meios offline. Dessa forma é possível criar soluções complementares que realmente façam sentido com as estratégias gerais de marketing.
Qual é o melhor momento para contratar um consultor de marketing digital?
O empreendedor deve contratar um consultor de marketing digital sempre que quiser melhorar a sua estratégia para os meios digitais. Lançamentos de novas campanhas, reposicionamento de marca e outros momentos de importância estratégica para a empresa também são boas oportunidades para contratar um consultor de marketing digital.
Qual é a formação de um bom consultor de marketing digital?
A formação necessária para se tornar um consultor de marketing digital deve abranger assuntos como estratégias de marketing, gestão financeira, mobile marketing, gerência de projetos, gestão de conteúdo, SEO e afins.
É importante analisar também a experiência do consultor. Os melhores profissionais possuem um portfólio de cases com resultados que ilustram o que ele pode oferecer ao empreendedor.
Para começar a se familiarizar com os temas que discutirá com seu consultor, leia meus artigos sobre marketing digital para empreendedores e como aumentar vendas com marketing digital.
Gostei.
Já comprei dois cursos ensinando como ganhar dinheiro pela internet, porém tem etapas que ao contrário do que propaga o produtor do curso, a pessoa que tem pouca experiência não consegue implementar,gostaria de saber se vocês podem me indicar alguém que forneça este serviço, pois já tentei o suporte do curso e nada adiantou, continuo sem poder dar seguimento por falta de orientação técnica. Obrigado.
Muito bom artigo, consultor de marketing digital sem dúvidas é uma ótima profissão, profissão fora da crise e com projeção muito grande vim recentemente dos EUA e por lá o assunto que se fala é vendas online, parabéns pelo conteúdo.