Você com certeza já ouviu alguém falar que seu nicho não era interessante o suficiente para o marketing de conteúdo. Essas pessoas ficam se perguntando: como produzir conteúdos para nichos chatos?
Quem sabe você mesmo já não se sentiu assim?
A verdade é que essa é uma desculpa esfarrapada. Não se trata do nicho, e sim da sua percepção. Significa que você não está pensando no que torna o seu negócio ou produto único.
Mas quer saber de um segredo? O nicho “chato” tem uma arma secreta. Você só precisa descobrir como usá-la.
Por que o único é bom?
Na maioria das vezes, se você parar para prestar atenção em um nicho que oferece algo longe do comum, verá que ele é realmente interessante.
Se o nicho não é comum, então, as pessoas não estão acostumadas a ele. Nesse caso, elas têm menos resistência e ficam interessadas.
Isso porque nós recebemos tanta informação diariamente, que não reagimos mais ao que estamos acostumados a ver.
Em outras palavras, nós criamos uma espécie de tolerância ao que é familiar.
Mesmo assim, continuamos sedentos por conteúdos. Mas a única maneira de se destacar é produzindo conteúdos únicos.
E é aqui que o seu nicho supostamente chato entra em ação: para fornecer conteúdos interessantes e únicos.
Tenha senso de humor
Sabe outra maneira excelente de criar um conteúdo que engaja e é muito compartilhado?
Encontrar humor no seu negócio e explorá-lo.
Várias empresas já usaram esse recurso, produzindo, por exemplo, vídeos brincando com seus próprios produtos ou clientes.
E a reação, na maioria das vezes, é melhor do que a esperada.
Quando bem utilizado, é isso que o humor faz: transforma um nicho simples e que parece sem graça em algo realmente sensacional.
6 passos para usar sua arma secreta
Ainda está em dúvida se é possível deixar o seu nicho mais interessante? Experimente seguir esses 6 passos:
- Veja os recursos que você tem. Quais deles podem ser reformulados e transformados em conteúdo? Quais podem virar vídeos, infográficos, artigos etc?
- Como você pode deixar as informações mais interessantes para que tenham relação com os assuntos e discussões atuais?
- Qual é o melhor formato para cada informação? Infográfico? Vídeo? Artigo?
- Identifique as comunidades e canais que mais se adequam ao seu conteúdo.
- Se necessário, use propagandas e links patrocinados para dar mais impulso aos seus conteúdos no começo.
- Corrija os erros e repita o processo.
Na próxima vez em que se sentir desanimado, lembre-se: não existem nichos chatos, e sim percepções chatas de nichos.
Recapitulando
Você aprendeu:
A vantagem de investir em um nicho fora do comum
Por que você precisa encontrar seu diferencial e 3 passos para fazer isso
Como o senso de humor é capaz de conquistar o público
Como aproveitar sua arma secreta o máximo possível
Se você ainda está com dificuldades para produzir conteúdos por achar que o seu nicho não é tão interessante, experimente ler também Como deixar o seu conteúdo mais interessante (e um bônus para ter boas ideias)
Você já experimentou alguma dessas dicas? Conseguiu transformar um nicho aparentemente chato em algo realmente interessante? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!
Se estiver precisando de tráfego de visitantes, você pode usar os softwares da Divulga Software para te ajudar.
Deixei o endereço do site ai no campo site para você ver.
Tem aplicativos massa para promover blogs e minisites, trazendo muito tráfego de visitantes.
Como você trabalha com marketing digital, eu deixei um recado gravado em vídeo para você ok.
Esta ai nesta página que deixei no campo site.
Perfeito, Érico! Depois que aprendi o valor do SEO e dos mini sites, descobri uma mina de ouro que pode ser explorada por qualquer um com paciência e visão. Produzir conteúdo sobre qualquer assunto torna-se um prazer e não uma tarefa chata quando se gosta do que faz.
Ótimas dicas, muitas pessoas não querem trabalhar com nichos que não dominam, simplesmente por terem dificuldades de falar sobre o assunto, mas nada que uma boa pesquisa, planejamento de conteúdo não possa resolver.
Outra alternativa é contratar um redator familiarizado com o assunto, pois o conteúdo vai dar a impressão de ter sido escrito por um especialista.
Incrível como podemos produzir conteúdo, desenvolver novas informações e ainda ajudar pessoas a solucionar problemas de seu cotidiano através deste grande mercado online. Show de bola o artigo! :D
Ótima dica. Realmente, o problema é a perspectiva não o nicho. Tenho uma dica que pode completar: Use perguntas interessantes do tipo “O que”, “Como”, “Por que”, “quando” e “Quem”. Por exemplo, para escrever sobre pneus, você poderia usar essas perguntas para estimular seu interesse e dos leitores:
• “O que é usado para fabricar um pneu?”;
• “Como é fabricado um pneu?”, “Como dobrar a vida útil de seus pneus?”;
• “Por que os pneus são pretos?”;
• “Quando foi fabricado o primeiro pneu?”;
• “Quem inventou o pneu?”;
Dica bônus: Pesquisar no Yahoo respostas sobre as perguntas mais feitas sobre determinado assunto também ajuda a saber o que as pessoas gostariam de saber e ler.
Muito Bom Ewerton!
Conceito do 5W2H…