Nós últimos dias, várias das entrevistas e depoimentos publicados neste site mostraram que criar lista de e-mail foi fundamental para que empreendedores multiplicassem seus lucros. Se a lista de e-mail é uma máquina de fazer dinheiro, como muitos dizem, por que tantas pessoas possuem listas que não geram nada?
Isso acontece porque elas não entendem conceitos simples e básicos que estão por trás da construção de uma lista. No entanto, para que os procedimentos possam ser aplicados de forma simples, é preciso que você tome alguns cuidados antes e durante a realização de sua campanha. E eu vou te dizer um negócio: pior do que uma lista que não dá resultado é uma que gera despesas e aborrece o seu público.
Você sabe os conceitos básicos da criação de uma lista? Sabe o que é um avatar? Esses são dois elementos cruciais para o sucesso do seu marketing e eles podem transformar um elefante branco em uma obra de arte.
A Importância de Criar Lista de Email
Qualquer pessoa sabe que ter um bom relacionamento com o cliente é algo benéfico. Se você vai em uma loja onde a pessoa lhe atende de cara fechada, como se estivesse fazendo uma obrigação, é muito provável que você não se sinta à vontade e não queira mais comprar nada dessa loja.
Por outro lado, se você é atendido com um sorriso e o vendedor se mostra uma pessoa muito atenciosa e empenhada em resolver seus problemas, é capaz de voltar à loja só por causa dele. E o que isso tem a ver com criar lista de e-mail?
A lista é uma das ferramentas usadas por quem quer mostrar que se importa com o seu público. Isso significa que a lista será o seu vendedor com um sorriso no rosto, mas na internet. Por esse motivo, é importante ter a abordagem de vendas!
Como Saber Se Sua Lista é Boa
Sua lista de e-mail precisa ter algumas características:
- Não pode ser comprada;
- não pode ser alugada;
- deve ser construída de forma que o inscrito deseje receber seus emails.
“Mas por que eu não posso comprar uma lista com 1 milhão de e-mails?”. Essa é a dúvida que mais escuto quando falo sobre o tema. A verdade é que você pode até pensar que cada compra que vier dessa lista é lucro, mas não é, pois a cada aquisição haverá várias marcações de spam e isso vai deixar o seu nome na blacklist dos servidores de e-mail.
E qual é o problema de entrar na blacklist? Se você estiver na blacklist, as pessoas não receberão mais os seus emails e isso, além de ser um grande desperdício de dinheiro, é um grande desperdício de tempo.
Sabe como eu sei disso? Já estive no lado negro da força. Sabe o que é pior? Pode ter certeza de que é difícil sair da blacklist. Por isso ter uma lista grande não quer dizer nada. O que importa mesmo é como você conseguiu a lista e o que você faz com ela. Como dizem por aí, tamanho não é documento!
Mas se a questão não é o número de pessoas na lista, o que você deve fazer? Deve motivá-las a a criar um relacionamento com você, só assim você terá retorno em seu e-mail marketing. Mostre que assinar a sua lista trará vantagens pra ela, mas tenha em mente que, quando você fizer isso, estará prometendo para aquela pessoa que seus e-mails marketing terão conteúdos de valor.
Entregando Valor Para Sua Lista
Sabe aquele seu amigo que quando fala com você, na maior das vezes, te pede um favor? No começo do mês ele pede um favor e você faz. Se ele pedir outro favor uma semana depois, você pode até fazer. E se na semana seguinte ele pedir de novo? Pior, e se ele pedir favores por 2, 3, 4 meses seguidos?
É dessa forma que muitas pessoas enxergam os e-mails que são enviados por várias lojas e empresas. Elas simplesmente pedem um favor, ou seja, elas simplesmente tentam empurrar o produto para você.
E, da mesma forma que ninguém gosta de continuar fazendo favores para quem retribui, você não quer comprar de alguém que só faz jogar produto atrás de produto em sua caixa de entrada. É preciso criar valor!
Banco de Relacionamento
Você não pode se iludir e achar que uma vez que o relacionamento criado nunca mais será desfeito. Claro, uma vez que esse relacionamento é construído fica muito mais fácil vender para aquela pessoa, mas isso não significa que você agora tem permissão para ficar empurrando conteúdo para ela.
Imagine uma jarra cheia d’água. Quanto mais mais informação de qualidade e dicas úteis ele receber, mais essa jarra será preenchida.
Ao fazer uma compra, é como se a pessoa colocasse um pouco da água em um copo e bebesse. O que aconteceu? A jarra perdeu volume. O volume dessa jarra representa a intensidade da sua relação com o público e você não pode deixá-la esvaziar.
E para criar relacionamento com o seu público, é preciso que você consiga o básico: se comunicar com ele. Mas se eu tenho a lista, já posso me comunicar, não é mesmo? Não exatamente.
Conversando Com o Público
Para haver comunicação, é preciso que exista um canal – que neste caso é a sua lista –, mas também é preciso que os dois lados envolvidos queiram e consigam conversar. E eu deixo para você duas perguntas:
- Você fala com o seu amigo de infância do mesmo jeito que fala com um possível parceiro de negócios?
- Os assuntos são os mesmos?
Se você respondeu “não”, saiba que a mesma lógica é aplicada ao criar lista de e-mail. E é aí que entra o avatar. Ele será o responsável por definir se você vai conseguir fazer com que seu público continue lendo suas mensagens.
Se você está interessado em saber como utilizar suas listas de e-mail para aumentar consideravelmente suas vendas, aconselho que veja os depoimentos sobre a Fórmula de Lançamento. Aproveite também para baixar o ebook Como usar a internet para vender!
Estamos começando a olhar com mais carinho essa questão de criar lista de emails realmente pode agregar muito na hora de contactar ou oferecer algum produto.
Excelente conteúdo, obrigado Érico.
muito obrigado por compartilhar seu conteudo
Gostei muito do conteúdo! Obrigado! A técnica utilizada grava melhor na memória (mesmo com poucas imagens, texto inteligente estimula quadros e telas mentais ou storytelling).
Excelente artigo…
Percebo que a criação da lista, e saber ter uma conversa com o seu publico, e mandar um conteúdo de qualidade. Depois deste conceito e sabendo essas grande importância, agora é aprender a montar uma sequencia de email, e a criação de pagina poderosa para conversão, é testar e ver o que funciona.
Olá a todos. Muito bom artigo. Eu já criei algumas listas de email mas não tenho conseguido gerar grande resultado. Muitas pessoas colocam o email mas acabam por não confirmar. Será que o problema pode estar na isca digital que terá de ser mais persuasiva? Obrigado e Parabéns pelo conteúdo.
Excelente conteúdo.
Passou bem a melhor melhor maneira de se construir uma lista, não somente observando as melhores técnicas, mas também a ética.
Parabéns!
Abs.
Estou cada dia mais empolgado com seus comentarios e com sua formula de lançamento erico! E agora.?como faço o avatar?
Eu Gostei, gostei bastante… Eu Gostei… e Ansioso para o próximo post.
Abraçoos Erico e Sucesso sempre…
Excelente…
Acredito que construção de listas, e prospecção de leads, ainda seja uma das maiores “dores de cabeça” dos empreendedores digitais. Parabéns por enfatizar e explicar o efeito negativo oriundo da compra de listas de email, e apontar a eficiência de construir um relacionamento com seu público.
Parabéns, novamente!
Abs.