O conceito de Customer Relationship Mangement (CRM) é debatido à exaustão pelos profissionais de Marketing. Essa ferramenta mostra a importância do relacionamento com o cliente e como as empresas podem antecipar as necessidades de seu consumidor, melhorando dessa maneira sua abordagem. No entanto, como falamos de CRM e Vendas, é difícil entender como eles se relacionam.
Para te ajudar a entender melhor, é preciso que, primeiro, possamos entender o que é CRM e como ele pode trabalhar a favor de sua empresa e estratégia.
Afinal, o que é CRM?
A sigla significa, em português, a Gestão de Relacionamento com os clientes e nada mais é do que uma ferramenta de marketing capaz de te ajudar a melhorar o relacionamento que você possui com os clientes futuros e atuais.
Com isso, a gestão utiliza de tecnologias capazes de sincronizar os atendimentos, suporte técnico, estratégias de marketing e até mesmo as vendas de seu negócio. Mas eu sei que nem sempre visualizar o conceito é tão simples e muitos empresários deixam de aproveitar os benefícios dessa ferramenta por acreditarem que elas não são tão eficientes quanto se imagina.
CRM e vendas, entenda melhor
Se eu disse acima que o CRM ajuda a sincronizar os processos é preciso entender como isso acontece. Apesar de existirem soluções diferentes no mercado, a maior parte delas consegue automatizar os processos de atendimento ao cliente e vendas, fazendo com que você perca menos tempo na hora de realizar essas tarefas.
No entanto, isso só pode ser aplicado se o CRM analítico conseguir medir bem os indicadores de negócio e as necessidades de quem compra. Com esses dados você consegue entender melhor seu consumidor e até mesmo prever seus próximos passos. Consequentemente você passa a oferecer mais produtos ou fazer ofertas melhores de produtos essenciais, o que impacta diretamente nas vendas de seu negócio.
Quer um exemplo, alguns CRMs são usados para ajudar na geração de leads e funcionam basicamente como um banco de dados no qual você cadastra tudo o que faz naquele cliente, reuniões, vendas, gostos, entre outros. Com isso, ele te auxilia a entender quando o cliente pode ser abordado novamente e te guia a vender de acordo com as experiências que aquela pessoa já possui.
Gostou do conteúdo e deseja encontrar mais sacadas como essa? Então continue a navegar pelo blog e saiba tudo o que as ferramentas de Marketing têm a oferecer para você e seus resultados.