Você conhece o omnichannel? Se ainda não, preste atenção nesse conceito e entenda como ela pode implantada em benefícios de seu negócio. Há pouco tempo, os canais de comunicação com o cliente se dividiam entre offline (loja física) e online (loja online). Com o crescimento do mercado virtual, muitas lojas passaram a investir em e-commerces, desenvolveram sistemas de SAC 2.0, assistentes virtuais, aplicativos e várias outras tecnologias.
Contudo, essas possibilidades passaram não mais ser suficientes, pois os multicanais de contato com o cliente não estavam interligados. É nesse ponto que podemos abordar o omnichannel. Com essa estratégia, o consumidor tem sua experiência de compra transformada com a integração dos serviços prestados pelas lojas físicas e virtuais. Ou seja, o cliente pode começar seu atendimento por uma rede social, passar por um chat e retirar seu produto em uma loja física.
Benefícios do omnichannel
A possibilidade das empresas de utilizar diversos canais de comunicação com o cliente não é um diferencial, é praticamente uma exigência em um mercado competitivo e com clientes que buscam cada vez mais comodidade em suas compras. Sabendo dessa realidade, confira alguns benefícios de adotar a estratégia do omnichannel!
Melhoria dos serviços
Com o omnichannel os serviços de atendimento prestados pela sua empresa irão melhorar consideravelmente. Pensando em rapidez, praticidade e organização dos processos internos, sem dúvidas, o cliente terá uma experiência de compra mais confortável e tranquila.
Aumento das vendas
Com a interação dos canais de sua empresa, naturalmente o consumidor terá mais possibilidade de realizar sua compra, podendo escolher aquela que for mais favorável. Por exemplo, será possível realizar uma compra por um chatbot e ir buscar na loja física. Ou solicitar uma consulta de estoque na loja física e poder finalizar um pedido pelo aplicativo em qualquer momento.
Fidelização
A melhoria dos serviços, sem dúvida, impactará diretamente na satisfação do cliente. Com o consumidor satisfeito aumentam as chances de voltar a comprar em sua loja, fato que concretizará clientes fiéis. Claro, procure criar formas para fidelizar, como promoções, descontos, entre outros.
Boa imagem de sua marca
Com uma boa imagem e boas avaliações de clientes maior a probabilidade de mais consumidores comprarem de você. Em muitos casos, a ótima impressão que existe em torno de sua marca faz com que pessoas comprem de você mesmo encontrando um preço mais baixo em outra empresa. Ao investir no omnichannel, os bons serviços e atenção às necessidades cliente irão ser responsáveis por construir uma ótima reputação para seu negócio.
Gostou desse artigo? Já adotou estratégias de omnichannel em sua empresa? Não perca tempo! Para mais dicas como essa, fique sempre atento às novidades do blog Ignição Digital!