Termo utilizado em áreas empresariais de todos os segmentos e também no setor de Desenvolvimento de Produtos, o Design Thinking significa, em tradução literal, “pensamento do design” ou “pensar como design”. Muitas pessoas ainda o confundem com artes ou estéticas, mas ele vai muito além. Descubra o que é Design Thinking a seguir!
Qual a melhor definição para o que é Design Thinking?
Podemos definir o Design Thinking como uma abordagem prática e criativa que visa a resolução de problemas. A definição desse conceito foi criada pelo professor Rolf Faste, mas a ideia foi popularizada somente por David M. Kelley, fundador da IDEO, uma das maiores empresas de design da atualidade.
Muitos costumam dizer que o Design Thinking é um método mais humano do que os demais. Isso porque a abordagem dispensa dados estatísticos em seu processo, ele prioriza as observações empíricas e o contato direto com o cliente e demais profissionais responsáveis pelo projeto.
O Design Thinking é uma mudança de postura e de modelo mental. Ele estimula equipes e clientes e por isso é tão importante nos dias atuais, já que é um tipo de inovação aberta.
Veja como funciona o processo do Design Thinking
A abordagem de forma coletiva do Design Thinking tende a colocar as pessoas envolvidas no centro do produto, ou seja, não é apenas o consumidor final que importa, mas sim, a mistura de experiências culturais e visões de mundo para ter um panorama mais completo na solução de problemas.
Para entender o que é Design Thinking, é preciso saber que não existe uma “fórmula” elaborada, porém, algumas etapas costumam ser fundamentais na hora do desenvolvimento do projeto. Conheça algumas delas:
- Imersão: basicamente é a fase do entendimento do problema a partir de pesquisas, entrevistas e de diferentes modos de observação;
- Análise e Síntese: depois de ter o problema identificado, é hora de organizar todas as ideias para desenvolver os desafios para a solução do problema;
- Ideação: definiu os objetivos? Agora é hora de encontrar oportunidades de criar novos caminhos que tendem a vencer os desafios impostos;
- Prototipação: as ideias abstratas devem ser concretizadas, por isso, essa fase serve para validar todo o conteúdo.
Quais são seus diferenciais e vantagens?
Resultados e adaptações às mudanças são algumas das principais vantagens de se trabalhar com o Design Thinking. Ele torna a empresa mais colaborativa, e assim, mais competitiva, já que a cultura da colaboração é a chave que dá acesso ao século XXI. O modelo constrói um novo modelo mental e as vantagens chegam até nos resultados financeiros.
E você? Agora que já sabe o que é Design Thinking, pensa em implementá-lo ao seu negócio? Deixe as resposta nos comentários!
Faaaala Érico, blz? Com a sua ajuda tô levando empreendedorismo e inovação pra sala de aula. Hoje vou dar uma aula sobre Design Thinking e quero ajudar a levar para os alunos a ideia de criar os seus próprios negócio já que no Brasil somos educados para ser funcionários. Obrigado!