Empreender no Brasil é difícil, a dificuldade de conseguir crédito, os altos juros e toda a burocracia existente para iniciar um negócio. Muitos empresários, no anseio de terem êxitos em seus investimentos, passam a buscar por novas alternativas de obter recursos, como por exemplo, por meio das empresas factoring.
Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir este artigo na íntegra!
Afinal, o que é Factoring?
O Factoring ou Formento Mercantil é uma maneira encontrada por micro, pequenos e médios empreendedores que buscam a aquisição de direitos creditórios, pagos por um valor à vista e mediante taxa de juros. É uma forma de alavancar o desenvolvimento de pequenos empresários pela capitalização facilitada.
A prática proporciona o aditamento das receitas das empresas, fato que garante maior estabilidade financeira para o empresário, pois aumenta o seu poder de negociação. O maior objetivo, portanto, é proporcionar a liquidez financeira para empreendimentos de pequeno porte.
Entenda como funciona o Factoring
A prática do Factoring envolve alguns processos preestabelecidos. Resumidamente, a transação é formalizada a partir do mundo que é assinado o contrato de formento mercantil entre o factor (aquele que comprou o crédito) e o aderente (quem necessita de aditivo financeiro).
Após o primeiro passo, o aderente passa a comercializar um produto ou serviço para o consumidor, no caso o devedor. Com a concretização da venda e pela obtenção de verba por meio da negociação, a pequena empresa busca negociações de crédito com o Factor.
Posteriormente à aquisição do título, o farctor, parceiro responsável por realizar a compra do título de crédito, entra em contato com o devedor e informa as formas de cobrança
Uma vez adquirido o título, a fomentadora procura o sacado e o informa sobre a compra e as formas de cobrança. Chegado o prazo ajustado para pagamento, Devedor quita sua dívida com o Factor, encerrando-se assim o procedimento.
É importante destacar que as empresas que prestam serviço de formento mercantil não podem ser confundidas com instituições financeiras, pois não realizam empréstimos. A competência envolve adquirir títulos de crédito e monitorá-los.
Benefícios do Factoring
Além de auxiliar no desenvolvimento de empresas de pequeno porte, a prática do factoring ainda possibilita:
- maior fluxo de caixa: com a prática, o pequeno empresário passa a receber à vista pelas suas compras vendidas a prazo, fato que possibilita maior giro de recursos em caixa e maior competitividade no mercado;
- transferência do risco de inadimplência para a empresa de formentadora;
- possibilidade de focar em outros aspectos importantes para o desenvolvimento da empresa.
Gostou deste conteúdo? Comente e compartilhe! Aproveite e confira mais em Ignição Digital!