Você já ouviu falar sobre Private Equity? Esse termo está presente na vida de empresários há um bom tempo, mas mesmo assim ainda é comum encontrar empreendedores que não entendem o que ele significa ou que o confundam com venture capital. Por isso, hoje, vou explicar esse conceito e te mostrar como sua empresa pode dar um grande passo rumo ao sucesso.
Afinal, o que é private equity?
Criado em meados da década de 80 em solo americano, o private equity é uma excelente forma de investimento para alavancar empresas de médio porte.
O processo se dá quando uma administradora (normalmente empresa gigante do mercado ou fundo de investimento com gestores especializados a disposição), compra parte de um negócio já consolidado, normalmente de porte médio, com um faturamento significante.
Essa fusão entre empresas tem o objetivo de maximizar processos, buscar crescimento e, no futuro, lucrar com uma possível venda ou abertura de IPO. No Brasil, inclusive, é muito comum vermos grandes grupos de comunicação adquirirem pequenas e médias agências de propaganda e marketing com bons projetos, clientes e talentos.
Não confunda private equity e venture capital
Apesar dos objetivos serem parecidos, não devemos confundir de maneira nenhuma o private equity com o venture capital.
Entenda que o venture capital normalmente é aplicado em startups e empresas que estão nascendo do zero, com uma excelente ideia inovadora, com grandes chances de crescimento.
Já o private equity é aplicado em empresas já consolidadas, em passos de crescimento, mas que necessitam de um empurrão estratégico para acelerar o processo.
Principais vantagens desse investimento em seu negócio
Qualquer tipo de investimento agrega no crescimento do negócio, contudo o private equity traz à tona questões bem pontuais a favor da empresa, como:
– Aumento de recursos;
– Novos conhecimentos;
– Elevação do nível competitivo;
– Melhora no capital humano;
– Aumento na experiência;
– Maior valor agregado;
– Liderança estratégica mais consolidada;
– Maximização da gestão;
– Proporciona posicionamento positivo, credibilidade e melhora na imagem institucional;
– Empresa cria novo hall e networking;
– Consolidação para novos mercados (inclusive globais).
Entendeu o que é private equity? Ele pode ser o degrau da escada rumo ao sucesso do seu negócio! Se você quiser receber mais sacadas como essa, assine a newsletter do Ignição Digital gratuitamente no campo destacado da página.