Abrir um negócio é um processo que demanda pesquisa e análise de mercado. Caso você tenha interesse de iniciar como empreendedor, existem algumas modalidades de empreendimento que podem ser ideias. Uma delas é a empresa EPP, ou melhor, Empresa de Pequeno Porte.
Já ouviu falar dessa definição? Para quem não conhece essa classificação empresarial, de EPP não é apenas definida como uma microempresa. Para ser definida como uma empresa de pequeno porte, existem alguns requisitos legais para que seja enquadrada nessa categoria.
O que é necessário para abrir uma empresa EPP?
Para ser classificada como uma microempresa, o negócio deve ter um faturamento anual superior a 360.000 reais e inferior ao valor de 3.600.000. Em 2018, a receita limite de ser aumentada para 4.800.000 reais. Agora que você já decidiu aderir a categoria de EPP, saiba quais são os procedimentos cabíveis para a estruturação do seu negócio.
Separe os documentos necessários
Para abrir uma empresa EPP, providencie os documento necessários, são eles:
– Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– RG;
– Título de Eleitor;
–Declaração de imposto de renda;-
-Nome da empresa;-
-Serviços prestados pela empresa;
-Caso sua empresa não seja em sua residência, apresente a comprovação de ponto comercial.
Legalize sua empresa na Junta Comercial
O primeiro ponto a ser definido antes da abertura do negócio é ir até a Junta Comercial do seu município para legalizar e entregar o requerimento de empresário, solicitando a abertura do tipo de empresa que você optou, no caso a EPP. Ao fazer o registro, faça antes uma pesquisa sobre o nome da empresa para você ter certeza que não exista outra empresa do segmento com a mesma nomenclatura.
Lembre-se de fazer a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na própria Junta Comercial.
Providencie a certidão e alvará da sua empresa
Qualquer empreendimento necessita de uma certidão para que seja possível encaminhar o pedido de alvará de funcionamento de sua empresa EPP à prefeitura. Para retirar a certidão basta ir até uma Secretaria da Receita Federal ou Estadual.
Não esqueça também de fazer a inscrição do FGTS da sua empresa, na Caixa Econômica Federal. Após seguir esses principais requisitos, sua empresa EPP está mais perto de ser aberta. Agora basta organizar suas finanças e dar início ao seu negócio.
Este artigo foi útil para você? Comente e Compartilhe suas dúvidas! Para mais dicas, confira sempre as novidades do Ignição Digital!