As etapas do ciclo de vendas são um esquema composto por um conjunto de processos que são essencial para a concretização de qualquer tipo de venda, independe do setor, tipo de produto ou tipo de empreendimento. Compreender e aplicar os conceitos é essencial para alcançar o sucesso no seu negócio!
Quais são as etapas do ciclo de vendas?
Conquistar clientes não é uma tarefa fácil, e vender para elas menos ainda. Foi pensando em uma maneira de tornar esse processo mais fácil e assertivo que as etapas do ciclo de vendas foram pensadas. Hoje nós vamos apresentá-las e explicar mais detalhadamente sobre cada uma das fases.
1. Prospecção
Prospecção significa pesquisar, sondar e buscar novos possíveis clientes para o seu negócio. Essa é a primeira tarefa a ser realizada e também uma das mais importantes, já que vai definir, potencialmente, quem vai adquirir seus produtos ou serviços.
2. Qualificação
Apesar de toda a pesquisa e coleta de dados envolvida na prospecção de leads, nem todos aqueles que foram selecionados por você realmente são clientes em potencial. Nessa fase é preciso selecionar aqueles que já estão nutridos o suficiente para comprar o que você tem a oferecer.
3. Contato inicial
Você já ouviu falar da expressão “a primeira impressão é a que fica”? No seu primeiro contato com os potenciais clientes é preciso fazer jus à expressão. Você deve mostrar o que tem a oferecer e quais são seus benefícios, além de solucionar um problema do seu lead. Fazer bonito nesse momento é essencial!
4. Mantendo contato
Depois do contato inicial, é imprescindível que você mantenha contato com o seu potencial cliente de alguma maneira. Seja via e-mail, SMS ou ligação, ele precisa lembrar sempre de seu produto ou serviço e compreender o que tem a oferecer. Ele não pode esquecer de você!
5. Negociando
Negociar é uma verdadeira arte! Tenha em mente que é preciso adaptar-se de acordo com o perfil de cada um dos seus clientes. Também é preciso ter paciência, pois é bastante provável que sua oferta não seja aceita logo na primeira vez.
6. Fechando o negócio
Fechar o negócio pode ser tão importante quando a própria negociação! Após a negociação ter sido realizada e os dois lados estarem satisfeitos com o que se têm a oferecer, acontece o fechamento. Mesmo assim, pode ser que alguma nova concessão seja necessária.
7. O pós-venda
Você quer que seu cliente compre com você novamente, certo? Então cuidar do pós-venda é essencial. Você deve continuar mantendo o contato com seus leads e definir estratégias para fidelizá-los.
Gostou de saber sobre todas as etapas do ciclo de vendas? Para mais dicas de gestão como essa continue acompanhando a Ignição Digital!
Muito Bom o conteúdo! Não é facil de chegar num modelo, mas ajuda muito na avaliação.