Descubra Quais são as Etapas do Ciclo de Vendas

Descubra quais são as etapas do ciclo de vendas!

As etapas do ciclo de vendas são um esquema composto por um conjunto de processos que são essencial para a concretização de qualquer tipo de venda, independe do setor, tipo de produto ou tipo de empreendimento. Compreender e aplicar os conceitos é essencial para alcançar o sucesso no seu negócio!

Quais são as etapas do ciclo de vendas?

Conquistar clientes não é uma tarefa fácil, e vender para elas menos ainda. Foi pensando em uma maneira de tornar esse processo mais fácil e assertivo que as etapas do ciclo de vendas foram pensadas. Hoje nós vamos apresentá-las e explicar mais detalhadamente sobre cada uma das fases.

1.  Prospecção

Prospecção significa pesquisar, sondar e buscar novos possíveis clientes para o seu negócio. Essa é a primeira tarefa a ser realizada e também uma das mais importantes, já que vai definir, potencialmente, quem vai adquirir seus produtos ou serviços.

2. Qualificação

Apesar de toda a pesquisa e coleta de dados envolvida na prospecção de leads, nem todos aqueles que foram selecionados por você realmente são clientes em potencial. Nessa fase é preciso selecionar aqueles que já estão nutridos o suficiente para comprar o que você tem a oferecer.

3. Contato inicial

Você já ouviu falar da expressão “a primeira impressão é a que fica”? No seu primeiro contato com os potenciais clientes é preciso fazer jus à expressão. Você deve mostrar o que tem a oferecer e quais são seus benefícios, além de solucionar um problema do seu lead. Fazer bonito nesse momento é essencial!

4. Mantendo contato

Depois do contato inicial, é imprescindível que você mantenha contato com o seu potencial cliente de alguma maneira. Seja via e-mail, SMS ou ligação, ele precisa lembrar sempre de seu produto ou serviço e compreender o que tem a oferecer. Ele não pode esquecer de você!

5. Negociando

Negociar é uma verdadeira arte! Tenha em mente que é preciso adaptar-se de acordo com o perfil de cada um dos seus clientes. Também é preciso ter paciência, pois é bastante provável que sua oferta não seja aceita logo na primeira vez.

6. Fechando o negócio

Fechar o negócio pode ser tão importante quando a própria negociação! Após a negociação ter sido realizada e os dois lados estarem satisfeitos com o que se têm a oferecer, acontece o fechamento. Mesmo assim, pode ser que alguma nova concessão seja necessária.

7. O pós-venda

Você quer que seu cliente compre com você novamente, certo? Então cuidar do pós-venda é essencial. Você deve continuar mantendo o contato com seus leads e definir estratégias para fidelizá-los.

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