Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio, mas desistem só de pensar na dificuldade que deve ser começar algo do zero.
Para quem também está nesse grupo, temos uma boa notícia: apesar das dificuldades e obstáculos, é possível, sim, começar do zero e ter muito sucesso. Você só precisa encontrar os meios certos de fazer isso.
Se você não acredita nisso, veja a entrevista de Erico Rocha com Bill O’Hanlon, especializado em escrever livros, e confira as duas dicas que ele dá para quem quer começar algo do zero.
Veja também Como começar do zero: não desista de projetos
Quem é Bill
Bill já escreveu 36 livros e treinou mais de 100 escritores. Agora, sua meta é chegar aos 1000 escritores. Seu curso ajuda pessoas ocupadas e sem tempo a escreverem seus livros em tempo recorde.
Primeiro, ele ensina rápidos métodos de escrita e uma maneira de organizar os livros. Em seguida, ele explica como publicar os livros, já que muitos escritores não sabem como encontrar uma editora ou como lançar o livro.
Do “zero” ao sucesso
Inicialmente, Bill era psicólogo, mas se decepcionou com sua área e começou a procurar uma nova maneira de ajudar as pessoas. Foi aí que ele começou a falar de suas ideias, e, 10 anos depois, o público começou a cobrar o lançamento de um livro.
Diante de tanta insistência, ele decidiu tentar escrever um livro. Esse foi um grande desafio, pois ele sentia muita dificuldade em escrever, mas a vontade de ver suas ideias lá fora e a paixão pelo assunto abordado o motivaram a persistir. Depois de muitos erros, ele finalmente encontrou uma maneira de publicar o livro.
36 livros depois, Bill domina muito bem a arte de escrever livros. Como muitas pessoas o questionam sobre o processo, e a explicação é muito longa, ele decidiu criar o curso.
Foi nesse momento que ele começou a estudar a fórmula de lançamento, com o objetivo de causar um impacto maior e ganhar mais dinheiro. Antes, ele já havia estudado outros métodos, mas nenhum se mostrou eficiente.
Ele conta que, no primeiro lançamento, fez um pequeno teste e cometeu um erro, mas conseguiu 9 mil dólares. Na segunda tentativa, ele acrescentou mais pessoas à lista de e-mails e faturou 25 mil dólares.
Ciente de que podia fazer melhor, ele decidiu realmente se dedicar ao curso e aprender como fazer o lançamento. A última tentativa, há alguns dias, rendeu-lhe 130 mil dólares e a certeza que é possível dobrar esse valor na próxima vez.
2 dicas infalíveis para ter sucesso
Bill tem duas dicas para quem começou do zero (ou pretende começar) e ainda não atingiram o resultado que queriam:
1. Encontre o sistema correto
Você já deve ter notado que, principalmente no marketing digital, existem vários métodos, e eles não são igualmente precisos. Pode até ser que você já tenha tentado várias coisas e se decepcionado com a falta de resultados garantidos, mesmo apesar do seu trabalho duro.
Não perca tempo se dedicando a todos os sistemas e métodos. Encontre o que é mais adequado às suas necessidades e estude-o com afinco.
2. Não fique só na teoria
Se você já encontrou o sistema certo, não adianta só estudar. Você precisa praticar, cometer erros, corrigi-los e tentar novamente até acertar. Umas das coisas que Bill aprendeu foi que, se você cair de cara, pelo menos está caminhando para frente, ou seja, na direção certa.
Então, se você cair, levante-se e tente de novo. Assim, você estará um pouco mais próximo do seu objetivo.
Realmente a questão de começar do zero derruba muitos sonhos, por isso é importante acompanhar pessoas que começaram do zero e conseguiram para nos inspirar…
Olá Erico!
Adorei o Bill. Não o conhecia mas me parece ser uma pessoa incrivelmente simples que mesmo com grande esforço continuou buscando o caminho certo até encontrar e hoje é o que é. Mais uma vez agradeço pela oportunidade que nos dá de conhecer grandes empreendedores de sucesso e aprender um pouco com cada um deles. Valeu mesmo.