Nesse vídeo, Erico Rocha fala diretamente do campo de futebol do Barueri para dar uma dica muito importante sobre a diferença entre pisar no campo e ficar na arquibancada. Confira.
A emoção de estar em campo é muito maior que a emoção de estar na arquibancada.
Você já parou para pensar em qual deve ser a sensação de pisar em um campo de futebol?
Durante os jogos, há dois tipos de pessoa: as que estão jogando e as que estão na arquibancada. Essa é uma analogia muito boa para avaliarmos como estamos lidando com as diversas áreas de nossa vida.
Leia também Dicas de empreendedorismo: invista em derrotas
A vida é um campo de futebol
Muitos empreendedores estão presos à arquibancada quando se trata de determinadas áreas de sua vida ou de seu negócio. Eles olham o jogo, dão palpite, dizem o que é certo ou errado, mas não pisam em campo, ou seja, não fazem realmente nada.
Isso acontece porque, embora a sensação de pisar em campo seja muito melhor do que a de estar em arquibancada, não é nada fácil estar do outro lado.
Tenha coragem de pisar em campo
Sair da arquibancada e partir para o campo costuma ser muito difícil. A maioria das pessoas se sente paralisada por medo de errar ou de que a primeira pisada não seja perfeita.
O que elas não sabem é que é assim mesmo – na maioria das vezes, a primeira vez que você pisar em campo não vai ser perfeita. Na verdade, as chances maiores são de que aconteça exatamente o contrário.
Lembre-se de que os bebês não aprendem a correr antes de andar. Eles precisam aprender uma coisa de cada vez, e o mesmo acontece com os empreendedores.
Então, pare e reflita: existe alguma área da sua vida ou do seu negócio em que você está só na arquibancada, dando palpite, mas sem fazer realmente algo para mudar? Por que você está postergando sua entrada no campo?
Tente fazer algo nas próximas 24 horas para sair da arquibancada e veja como a sensação de pisar num campo de verdade, seja de futebol ou na vida, é muito boa, independentemente das dificuldades.