Algumas etapas são obrigatórias na criação de um novo negócio. Todo empreendedor passará por elas ao elaborar o seu plano de negócios. Um desses passos é a consulta ao seu público-alvo. Neste momento o empreendedor deve escolher o melhor método de obter as informações necessárias para o seu estudo. Pesquisa qualitativa e quantitativa são duas formas de fazer esta avaliação.
Muitos empreendedores ficam com dúvida sobre qual tipo de pesquisa fazer e, às vezes, não entendem a importância ou a utilidade deste passo na elaboração do seu negócio. Por isso eu reuni as principais características de cada tipo de pesquisa para que você, empreendedor, possa escolher o melhor método para o seu negócio.
Porque você deve entender a pesquisa qualitativa e quantitativa
Realizar uma pesquisa de mercado é importante para que você entenda quais são as necessidades do público que você quer atingir. Entender como o seu cliente pensa é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Para ter uma empresa bem-sucedida, você deve descobrir quais são as principais necessidades, dores e objetivos do seu público. Também precisa descobrir informações valiosas como:
- Qual é o valor que os clientes estão dispostos a pagar;
- A demanda pelo seu produto;
- Os motivadores de compra do seu público-alvo;
- Dados demográficos do seu público;
Pesquisa quantitativa
As pesquisas quantitativas são utilizadas para a descoberta de dados numéricos. Tudo o que é mensurável, como por exemplo, faixa de renda, quantidade de pessoas em uma determinada região, o número de vezes em que um fenômeno acontece e quaisquer dados que possam ser traduzidos em números são alvo das pesquisas quantitativas.
O empreendedor pode usar este método de pesquisa para descobrir dados demográficos sobre o seu público-alvo, o índice de aceitação de um novo produto ou de um reajuste de preços.
Este tipo de pesquisa é feito através de questionários com perguntas objetivas que podem ser aplicados através de entrevista pessoal, por telefone ou até mesmo online.
Pesquisa qualitativa
Criadas para a obtenção de insights e apuração de dados subjetivos, as pesquisas qualitativas são aplicadas em forma de entrevistas semiestruturadas, que deixam espaço para as manifestações dos consumidores ou por observação de comportamento.
Este tipo de pesquisa permite que fatores inesperados venham à tona, como a visão das pessoas sobre um determinado produto, marca ou personalidade. Aprofundar o conhecimento sobre dados capturados na pesquisa quantitativa também é possível com este tipo de pesquisa.
Ambas formas de pesquisa são úteis para o empreendedor. Se na pesquisa quantitativa você descobre o “quanto”, na qualitativa descobre o “porquê”.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa, fique por dentro das novidades de marketing digital e empreendedorismo através da nossa newsletter. Para assiná-la basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página.