Como os empreendedores de áreas criativas podem usar as peculiaridades desse mercado para faturar mais e, assim, gerar valor e riqueza para a região onde vivem? Esta é a pergunta que o livro Economia Criativa Como Estratégia de Desenvolvimento, organizado por Ana Carla Fonseca, busca responder.
A publicação aborda as principais variáveis que envolvem o trabalho e o empreendedorismo na economia criativa e mostra alguns estudos de caso que demonstram como o empreendedorismo na indústria criativa vem contribuindo com o desenvolvimento de alguns países na África, América Latina e Ásia.
Esta leitura fornece ao empreendedor criativo uma visão completa da forma como o seu produto e o seu trabalho podem resultar em desenvolvimento para a comunidade que está à sua volta. O livro mostra que, ao ser bem aproveitada, a economia criativa traz crescimento econômico, desenvolvimento humano e sustentável para os seus locais de origem. Inspirador, não?
Mas afinal, o que é economia criativa?
Este conceito, ainda em formação, abrange todos os negócios que envolvem a produção cultural e artística em qualquer escala. É considerado parte da economia criativa, qualquer empresa que tenha na cultura e na criatividade humana as suas matérias-primas. Artesanato, design, artes visuais e performáticas, além de serviços como a publicidade e a arquitetura fazem parte do mercado da economia criativa.
O grande diferencial deste mercado é o tipo de valor que ele gera. Além do aspecto econômico, manifestado na forma de produtos e serviços para venda, as indústrias criativas fornecem valor em outras três esferas: social, simbólica e ambiental.
Hoje a economia criativa é tratada como uma questão de Estado em nações mais desenvolvidas, pois é através da criatividade e conhecimento humano que as empresas, e os países, podem inovar e aumentar a sua competitividade.
Porque a Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento é uma leitura obrigatória para qualquer empreendedor digital
Atualmente vivemos em um momento histórico em que a simples oferta de produtos e serviços não é mais suficiente para que um negócio tenha sucesso. É preciso fornecer experiências positivas e surpreendentes para conquistar e fidelizar clientes.
O livro Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento traz muita inspiração para que você possa usar melhor a criatividade como um motor do seu negócio e da sua relação com os seus leads e clientes.
Gostou dessa dica? Fique por dentro das novidades do Ignição assinando a nossa newsletter gratuitamente. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado para começar a receber conteúdos exclusivos.