Elevator Speech — Saiba Como Fazer e Obter Sucesso

Se você encontrasse um investidor em um elevador e tivesse um minuto ou menos para despertar seu interesse, estaria pronto para esse desafio? No mundo das startups e dos investidores, o termo em inglês para isso é elevator pitch.

Ficou interessado no assunto? Leia todas as dicas que preparei neste artigo!

O que é o Elevator Speech?

A gente sabe que montar o próprio negócio é o sonho de muita gente, mas ter uma boa ideia somente não basta. É necessário investimento e, na maioria das vezes, o empreendedor não tem esse capital.

Para isso, ele precisa convencer alguém a apostar em seu projeto. O convencimento desse investidor precisa partir de algum lugar, de um primeiro passo, capaz de despertar o interesse na sua proposta de valor.

O elevator speech é uma versão resumida do discurso de venda, o chamado pitch, que costuma ser utilizado por empreendedores em uma apresentação mais completa, com informações sobre mercado, descrição do problema, do produto ou serviço e até mesmo um perfil da equipe.

O formato mais curto, por sua vez, é focado no valor do projeto e em sua capacidade de gerar lucro para quem resolver investir na ideia.

Como deve ser a conversa no Elevator Speech

Neste momento, você pode estar se perguntando: encontrei o investidor, mas e agora? Não tem segredo. A apresentação deve reunir informações básicas da sua empresa e do seu produto e há vários modelos para fazê-la. Seguem dois deles:

PARA (público alvo)

QUE (necessidade ou uma oportunidade para)

O (produto ou serviço)

É COMO (categoria de produto ou serviço)

DIFERENTEMENTE DE (concorrente principal)

NOSSO PRODUTO (diferença principal)

Persistência é fundamental

Não desista depois de um não. As respostas negativas virão e ajudarão você a melhorar a apresentação. Tendo retornos, é possível entender o que os investidores realmente querem, ver o que dá certo e o que deve ser alterado ou adaptado para a próxima conversa.

Como o tempo é curto, o primeiro passo para preparar o discurso é escolher bem as palavras, as que melhor definem seu negócio, com precisão e objetividade. Ninguém conhece melhor a cria do que o criador, não é verdade?

Não tente parecer outra pessoa, com falas com as quais não está acostumado, rebuscadas de mais ou de menos. Tanto a comunicação verbal quanto a visual, se feitas de forma verdadeira, são capazes de convencer o investidor.

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