O Empoderamento é um dos assuntos mais falados na atualidade em diversos campos. Mas um tópico pouco discutido é a importância dele dentro das empresas.
Quer aumentar seus lucros e garantir resultados melhores? Então, você precisa entender justamente sobre a relação entre empoderamento, liderança e autonomia — temáticas que vou abordar neste artigo.
Se você tem interesse em se tornar um líder melhor e desenvolver sua equipe, este texto é para você!
A importância da liderança no empoderamento
Como já expliquei anteriormente em outro artigo, existem diferenças entre ser chefe e ser líder. A figura do chefe está mais relacionada às características rígidas e centralizadoras, enquanto o líder é visto como uma figura democrática que estimula a participação dos liderados.
Existem diferentes tipos de liderança, mas vários estudos já apontaram que a democrática é a melhor para fazer um negócio crescer. Nela, a figura do líder é forte, mas não apresenta rigidez. O líder democrático encoraja e engaja sua equipe, preocupando-se não só com os resultados, mas com a motivação e bem-estar de todos.
Essa postura por parte dos coordenadores e gerentes leva ao empoderamento dos funcionários. Tanto é que empresas que contam com esse tipo de liderança costumam manter a taxa de motivação alta e, consequentemente, ter um bom rendimento. Quando a liderança é bem trabalhada no ambiente profissional, os colaboradores crescem e se tornam mais proativos em suas ações.
Um bom líder é aquele que consegue delegar e dar autonomia à sua equipe! Ele garante que o grupo tenha a confiança necessária para tomar decisões e gerenciar suas tarefas de forma independente.
Como garantir que haja empoderamento dentro da sua empresa
Seja um facilitador de atividades e integrador de equipes. Para isso, você deve criar uma cultura organizacional de sucesso, interagindo e ajudando a todos os seus liderados da mesma forma, independentemente da hierarquia. Incentive, indique caminhos, motive e, claro, cobre resultados – tudo isso de maneira justa e igual para todos.
Outra habilidade de um bom líder que ajuda a empoderar o grupo é saber ouvir e falar. Esteja sempre aberto ao diálogo, a críticas e sugestões. Dessa forma seus funcionários vão se sentir à vontade para falar diretamente com você. Para garantir a autonomia dos seus colaboradores, eles devem confiar e, acima disso, não ter medo de você.
Já ouviu falar em “paixão de dono”? Pode parecer até clichê, mas ajudar os profissionais a desenvolverem esse sentimento é uma tática certeira para elevar a performance empresarial. Ao prezar pelo empoderamento, você garante que sua equipe aprenda a andar com as próprias pernas.
Delegue. Dessa forma você incentiva o desenvolvimento de cada um, desafoga o seu próprio trabalho e equilibra o fluxo de atividades. Assim, ao invés de precisar ficar sempre de olho e fazendo pressão para conseguir resultados, você vai apenas gerenciar os processos.
Espero que este artigo ajude você a dar mais autonomia aos seus funcionários! O empoderamento é o caminho. Para continuar aprendendo sobre o assunto, entenda mais sobre Empowerment e aplique na sua empresa.
O que achou das dicas para aplicar na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Conta nos comentários!
muito boas as dicas, obrigado
Tenho aplicado isso na equipe equipe que lidero e tem dado certo, porém, tem pessoas que temos que afastar para não prejudizar os demais da equipe que estão empenhados em ajudar no crescimento da empresa.
Ótimo artigo! Como empreendedor digital, gerencio uma equipe de 5 pessoas totalmente remota e o grande diferencial é justamente o empoderamento de cada um dos membros do nosso time. Não da pra ficar pedir permissão toda hora para fazer algo novo.