Empreendedorismo Digital – Transformando Seu Conhecimento em Produto para a Internet

A internet permitiu que pessoas que não tinham tempo ou dinheiro suficientes para investir em um negócio pudessem realizar o sonho de empreender.

O empreendedorismo digital dá inúmeras possibilidades que o negócio físico não dá.

Ou pode até dar, mas em menor escala.

O contato direto com a audiência, a produção de conteúdo de valor para o público e a ampliação do número de negociações, já que o alcance de pessoas é muito maior, são algumas dessas possibilidades.

Mas como começar no empreendedorismo digital?

Será que eu preciso criar ou vender um produto tangível como móveis, joias, eletrônicos, etc, para ganhar dinheiro? Ou eu posso transformar o meu conhecimento em um negócio lucrativo?

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Como Ganhar Dinheiro na Internet – É possível vender o meu conhecimento?

Quando eu falo em vender produtos na internet não necessariamente estou falando de produtos tangíveis para serem entregues na casa de quem compra, como uma mesa, uma cadeira, um brinco ou um computador.

Não que vender produtos físicos não seja válido ou lucrativo, é sim. Mas o que eu quero falar hoje é sobre como ganhar dinheiro na internet vendendo o seu conhecimento.

Como assim?

Suponha que você é um profissional de Educação Física, especializado em emagrecimento com exercícios aeróbicos.

Como você pode ensinar as pessoas, por meio da internet, a emagrecer usando esses exercícios?

A resposta é: transformando as suas informações, o seu conhecimento em um produto para a internet. No marketing isso se chama infoproduto.

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Um infoproduto é um produto não tangível, isto é, que não é físico, desenvolvido para a internet, que transmita as suas informações e o seu conhecimento.

E como seria esse infoproduto?

No caso do profissional de Educação Física pode ser uma série de vídeoaulas que ensine as pessoas como podem emagrecer fazendo exercícios aeróbicos.

E como alcançar o público para vender seu infoproduto?

Você deve construir uma audiência, isto é, uma lista de pessoas que estejam interessadas no assunto do seu produto e oferecer, de forma gratuita, conteúdo que tenha valor para elas.

Ou seja, novamente usando o exemplo do profissional de Educação Física, esse conteúdo de valor podem ser aulas introdutórias com demonstrações de alguns exercícios aeróbicos que promovam o emagrecimento.

Assim, quando chegar o momento de vender a audiência já vai saber que o conteúdo do seu produto tem relevância para ela.

Mas agora você deve estar pensando que desenvolver esse infoproduto não deve ser tão simples assim.

É verdade.

Como no exemplo do profissional de Educação Física, não basta gravar as aulas e pronto.

Para criar um infoproduto, entre outras tarefas, você deve:

  • Definir as características dele
  • Estabelecer um preço
  • Criar uma estratégia de divulgação

Mas será que você tem que fazer tudo isso sozinho?

Não, se você não quiser.

Se você achar não tem habilidade ou se quiser focar somente no seu produto, em passar o seu conhecimento, e não quer aprender isso tudo, você pode contar com a ajuda de alguém.

Como assim?

Você pode formar uma parceria com alguém que tenha essa habilidade. Você pode arrumar um parceiro que vá desenvolver o marketing do seu infoproduto.

Isto é, alguém que vá pensar em todas essas etapas para que o seu produto seja entregue da melhor forma possível para a sua audiência.

E essa habilidade de entregar valor é um dos fatores que você deve levar em consideração quando for definir o seu nicho, ou seja, a fatia de mercado de atuação do seu negócio.

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Negócio Online – Os 3 Passos Para Encontrar o Seu Lugar

Agora você decidiu que vai começar um negócio online e precisa definir o seu nicho de atuação. No caso do profissional de Educação Física o nicho é saúde. Mas como você pode definir a sua fatia de mercado?

Bom, a primeira coisa que você deve levar em consideração é a sua paixão, o que te move.

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Quando você tem um negócio online você, claramente, tem que se atualizar constantemente sobre o assunto do qual trata.

E tem coisa pior que ler, buscar informações, estudar algo que você não gosta?

Lembra quando você estava na escola e não gostava, sei lá, de física? Aí você tinha uma prova e tinha que estudar e aquilo era um martírio pra você. E quando acabava a prova o que acontecia? Você fazia questão de esquecer tudo que você viu. Pois é.

Mas ser apaixonado não é o suficiente para um negócio online dar certo. Existem mais duas questões principais que você deve levar em consideração na hora de definir o seu nicho de atuação.

Uma delas é a habilidade, que eu já falei aí em cima, de causar transformação na vida de quem for comprar o seu produto, de desenvolvê-lo da melhor forma possível para o seu público.

Não necessariamente você mesmo tem que ter a habilidade de transformar a sua ideia em um negócio extremamente valioso para o seu público, lembra? Mas você pode se associar a alguém que saiba fazer isso.

Pra não voltar no exemplo do profissional de Educação Física, pense em um músico. O músico às vezes é muito bom no que faz, mas não sabe como vender a sua música e é por isso que existem as gravadoras e as produtoras, que têm a habilidade de transformar a música em um negócio lucrativo.

A segunda questão é o dinheiro, você tem que verificar se as pessoas querem e podem pagar pelo produto que você vai oferecer.

Logo, para escolher seu nicho você deve encontrar a intersecção entre o que você gosta de fazer, a sua paixão, com a habilidade de entregar valor a sua audiência e desenvolver um produto que as pessoas querem e podem pagar.

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É fácil? Não. Mas para definir o seu nicho de atuação pensar nessas três questões é um exercício que você deve fazer para chegar ao cenário ideal.

Trabalhar em Casa – Vença o desafio e mantenha a produtividade

Agora que você já sabe que é possível ganhar dinheiro com a internet e como pode definir o nicho de atuação do seu negócio online vem a melhor parte: você vai poder trabalhar em casa.

Trabalhar em casa permite que você tenha flexibilidade de horário, você vai poder executar as tarefas nos momentos em que você é mais produtivo, poderá passar mais tempo com os filhos, buscá-los na escola, talvez, e até se dar pequenos luxos como trabalhar com roupas mais informais.

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Mas é muito importante que você tenha em mente que para trabalhar em casa é preciso manter o foco e a produtividade.

Por exemplo, você deve arrumar uma forma de evitar interrupções de pessoas da sua família, que talvez não entendam que mesmo que você esteja em casa é trabalho.

E, principalmente, se você escolheu trabalhar em casa e quer ser bem sucedido no seu negócio, deve evitar a procrastinação.

Procrastinar nada mais é que o bom e velho “amanhã eu faço”. Então, que tal então trocar o “amanhã eu faço” por “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”?

Como eu já te contei, uma das questões que você deve levar em consideração na hora de escolher seu nicho é a paixão, porque você deve estar constantemente atualizado sobre o assunto do seu negócio.

Então por que não propor um desafio a si mesmo ficando 30 dias sem assistir TV e trocar esse tempo por pesquisas que podem ampliar seu conhecimento e ajudar a alavancar o seu negócio?

Muitos brasileiros escolheram trabalhar em casa e alcançaram sucesso em seus negócios online. A Fórmula de Lançamento tem mais de 600 exemplos e você pode conhecer 50 deles se inscrevendo agora no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento e ver como você também pode se tornar um case de sucesso.

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8 thoughts on “Empreendedorismo Digital – Transformando Seu Conhecimento em Produto para a Internet”

  1. Olá boa tarde.

    Eu quero fazer parceria desse site em troca de banner, vc inserio o banner do tamanho de 215 x 231 no meu site e eu faço o mesmo no seu.

    aguardo resposta.
    Att,Antonio

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