Quando existe uma escuridão tem gente que reclama e tem gente que acende vela.
Em outras palavras, quando a crise chega existem dois caminhos para seguir: lamentar ou enfrentar.
Empreendedor que acende vela prospera
Quando a economia vai bem, as chances de os negócios darem certo e terem muitos clientes é grande. Sendo assim, em momentos de crise o empreendedor tende a não saber lidar com a situação.
A grande sacada é saber escolher o caminho.
Você vai reclamar ou vai acender vela?
O papel do empreendedor neste momento é procurar uma solução para reverter o quadro.
Nesse processo de crise e reclamação muitos negócios vão a falência.
Quando ela se instala somente os negócios que estão com o marketing otimizado, os processos de conversão potencializados e o processo de entrega em bom funcionamento sobrevivem.
É aquela velha história: quando a maré baixa é que a gente vê quem está de calça curta.
Depois que a crise acabar, a maré vai varrer o empreendedor que não está preparado, que não está investindo em educação, que não está procurando melhorar os processos de marketing, a satisfação do cliente e a melhora do produto.
Por isso, a chave para sobreviver a uma crise é: trabalhar mais e não se entregar às lamentações.
Pequeno empreendedor deve se manter confiante
Se você é um pequeno empreendedor deve estar pensando que só os grandes negócios tem chances de vencer uma crise.
Esse deve ser o primeiro pensamento a ser evitado.
A função número 1, independente de ser um pequeno empreendedor ou grande, é defender e proteger a própria confiança.
Se normalmente você como pequeno empreendedor já tem que tomar muitas decisões, na época da crise essa responsabilidade fica ainda maior, porque você tem que manter o seu negócio.
Então, quando a crise chegar, se você perder a confiança vai tender a tomar as decisões erradas.
Imagine que o médico da sua família está com a confiança abalada, por um motivo ou outro, e seu filho tem que fazer uma operação. Você deixaria ele operar seu filho?
Assim também são os negócios. Você não pode fazer operações de risco e tomar decisões de risco sem confiança.
Quando a crise chegar você, como pequeno empreendedor, deve lembrar disso.
Se a sua confiança ficar abalada, você deve recuperá-la a 100% para agir, porque um empreendedor não tem o privilégio de poder operar o negócio sem confiança.
Empreendedor digital – Use publicações na internet a seu favor
Até aqui você já sabe que quando a crise chega você deve estar com todos os processos otimizados e não deve perder a confiança.
Mas você já pensou em usar a internet a seu favor?
Publicar conteúdo relevante online pode atrair muita gente para o seu negócio.
Se você ainda não é um empreendedor digital uma boa saída durante a crise é trazer o seu negócio para a internet. Além de expandir a possibilidade de acesso aos seus produtos, você pode usar o marketing de conteúdo para atrair ainda mais clientes.
E se você já é um empreendedor digital mas não usa essa técnica, a hora de começar é agora.
O avanço da internet, as mídias sociais – YouTube, Facebook, Twitter – e os próprios blogs, tornaram todas as pessoas potenciais publicadores sem ter que investir muito dinheiro.
Criar uma página no Facebook, um blog, um canal no YouTube e publicar conteúdo relevante para o público atrai audiência e cria autoridade.
Mas atenção: não pode ser qualquer publicação, ela deve ter valor para sua audiência.
Publicação é uma das ferramentas mais poderosas da internet. Elas podem aumentar muito os seus resultados.
Se você publica com consistência as pessoas vão te ver com autoridade e quando chegar a hora de você fazer uma venda será muito mais fácil.
A autoridade é um dos gatilhos mentais que você pode usar para alavancar o seu negócio. Se você quiser conhecer outros gatilhos que fazem com que as pessoas prestem atenção e tomem ação, se inscreva e participe do 7º Workshop Gratuito da Fórmula de Lançamento.
Bem interessante.