Empreendedorismo e inovação são os grandes combustíveis das empresas que atuam no vale do silício. Tanto que esta região, próxima a São Francisco, na Califórnia, é o grande polo da tecnologia mundial. A sua influência sobre o mundo digital e tecnológico é tão grande que empresas e até mesmo entidades de governo do mundo inteiro tentam reproduzir e fomentar a cultura que existe na região.
Algumas atitudes e práticas comuns no vale do silício são responsáveis pela criação deste terreno fértil para que as inovações aconteçam. Entendê-las e aplicá-las no seu negócio são formas de ajudar a sua empresa a apresentar novidades e avanços que melhorem, e muito, a sua competitividade no mercado. Hoje eu listo as mais importantes.
Investimento em pessoas
Não existem soluções inovadoras sem pessoas inovadoras. Se você deseja criar uma cultura de inovação na sua empresa, é preciso investir pesado em capital humano. Profissionais qualificados são capazes de pensar em ideias originais e colaborar para a competitividade da empresa. Para conquista-los é preciso fazer um bom investimento em recrutamento e seleção, de modo a atrair as pessoas certas para a sua empresa.
Uma boa opção é buscar talentos nas universidades. Elas ainda estão afastadas das empresas, mas já possuem programas de fomento à inovação através das empresas júnior e incubadoras de startups. Os alunos envolvidos em processos de inovação dentro das universidades podem configurar uma mão de obra valiosa para quem busca pessoas com energia, capacitação profissional e vontade de inovar.
Perseguir problemas
Qualquer inovação, seja ela ligada ao universo da tecnologia ou não, surge para resolver alguma necessidade. Algum problema que seja enfrentado por parte da população. As empresas mais inovadoras do vale do silício são verdadeiras perseguidoras de necessidades, ou seja, procuram sempre entender qual é o problema a ser resolvido, por mais simples ou banal que ele possa parecer.
Cultura de colaboração
Outro fator essencial para a produção de resultados inovadores é a criação de uma cultura de compartilhamento de ideias e colaboração, substituindo o modelo de competição interna que existe na maior parte das organizações.
Criar uma cultura colaborativa é importante para fazer com que as informações possam fluir entre os colaboradores, que ser sentirão integrados e motivados a contribuir com o processo de inovação.
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