Curadoria de Conteúdo é um termo que vem sendo cada vez mais usado e comentado entre pessoas que trabalham com Comunicação. Se a sua empresa trabalha com marketing – se ainda não trabalha, está perdendo tempo! -, esse tema também é relevante para você. Quer entender por quê? Então vem comigo!
O que é Curadoria de Conteúdo?
Curadoria de Conteúdo é o processo de “peneirar” informações relevantes para a comunicação de uma empresa, marca ou afim. Vivendo na época que vivemos, a tal Era da Informação, o que não falta é conteúdo sendo compartilhado o tempo todo! É como se todo mundo estivesse falando o tempo todo, mas a maioria dessas coisas é dita online.
Esse fenômeno não é novo, vem crescendo desde o advento da internet, quando o que existia eram apenas fóruns e blogs, até os dias de hoje, com as várias mídias sociais que surgem e passam a fazer parte do nosso cotidiano. Com essa “democratização” da liberdade de expressão aconteceu também um “boom” na quantidade de conteúdo disponível online.
Fazer Curadoria de Conteúdo é extremamente relevante para filtrar o que é verídico, interessante e relevante para o seu público. Para isso é importante observar os seus avatares para entender os interesses e as dores deles. É interessante também perceber como esses conteúdos podem se encaixar nas crenças e nas estratégias de marketing da sua empresa.
Como fazer Curadoria de Conteúdo?
A especialista em Social Media Beth Kanter enunciou os três “S” da Curadoria dos Conteúdos:
Seek (Procurar)
Acompanhar fontes e conteúdos sobre a sua área. Isso pode ser feito com ajuda de algumas ferramentas como:
Redes sociais
Siga seus concorrentes e suas referências, assim você acompanha o que eles têm feito – e pode perceber o que tem dado certo, o que pode ser adaptado, etc.
Buzzsumo
Pesquise por palavras-chave e encontre conteúdos relevantes. Na versão gratuita você tem acesso a menos informações, mas ainda assim pode ser útil.
Feedly
Acompanhe praticamente em tempo real tudo o que é publicado pelos feeds que você escolher seguir. É uma ferramenta de RSS que ajuda a pesquisar e organizar um feed de notícias.
Sense (Contextualizar)
Aqui você dá sentido ao que achou. Adapte o conteúdo encontrado para a sua linguagem, o seu público.
Share (Compartilhar)
Escolha os canais onde você vai publicar o seu conteúdo e compartilhe.
A Curadoria de Conteúdo é bastante relevante para você se manter informado do que acontece dentro do universo da sua marca. Conhecendo bem o seu meio, você consegue produzir conteúdos relevantes, construindo interesse e valor à sua volta e conferindo autoridade à sua marca.
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