Entenda a Importância de Fazer Curadoria de Conteúdo

Entenda a Importância de Fazer a Curadoria de Conteúdo

Curadoria de Conteúdo é um termo que vem sendo cada vez mais usado e comentado entre pessoas que trabalham com Comunicação. Se a sua empresa trabalha com marketing – se ainda não trabalha, está perdendo tempo! -, esse tema também é relevante para você. Quer entender por quê? Então vem comigo!

O que é Curadoria de Conteúdo?

Curadoria de Conteúdo é o processo de “peneirar” informações relevantes para a comunicação de uma empresa, marca ou afim. Vivendo na época que vivemos, a tal Era da Informação, o que não falta é conteúdo sendo compartilhado o tempo todo! É como se todo mundo estivesse falando o tempo todo, mas a maioria dessas coisas é dita online.

Esse fenômeno não é novo, vem crescendo desde o advento da internet, quando o que existia eram apenas fóruns e blogs, até os dias de hoje, com as várias mídias sociais que surgem e passam a fazer parte do nosso cotidiano. Com essa “democratização” da liberdade de expressão aconteceu também um “boom” na quantidade de conteúdo disponível online.

Fazer Curadoria de Conteúdo é extremamente relevante para filtrar o que é verídico, interessante e relevante para o seu público. Para isso é importante observar os seus avatares para entender os interesses e as dores deles. É interessante também perceber como esses conteúdos podem se encaixar nas crenças e nas estratégias de marketing da sua empresa.

Como fazer Curadoria de Conteúdo?

A especialista em Social Media Beth Kanter enunciou os três “S” da Curadoria dos Conteúdos:

Seek (Procurar)

Acompanhar fontes e conteúdos sobre a sua área. Isso pode ser feito com ajuda de algumas ferramentas como:

Redes sociais

Siga seus concorrentes e suas referências, assim você acompanha o que eles têm feito – e pode perceber o que tem dado certo, o que pode ser adaptado, etc.

Buzzsumo

Pesquise por palavras-chave e encontre conteúdos relevantes. Na versão gratuita você tem acesso a menos informações, mas ainda assim pode ser útil.

Feedly

Acompanhe praticamente em tempo real tudo o que é publicado pelos feeds que você escolher seguir. É uma ferramenta de RSS que ajuda a pesquisar e organizar um feed de notícias.

Sense (Contextualizar)

Aqui você dá sentido ao que achou. Adapte o conteúdo encontrado para a sua linguagem, o seu público.

Share (Compartilhar)

Escolha os canais onde você vai publicar o seu conteúdo e compartilhe.

A Curadoria de Conteúdo é bastante relevante para você se manter informado do que acontece dentro do universo da sua marca. Conhecendo bem o seu meio, você consegue produzir conteúdos relevantes, construindo interesse e valor à sua volta e conferindo autoridade à sua marca.

Gostou do artigo? Então se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este. É completamente gratuito e posso garantir que vai agregar muito conhecimento ao seu dia a dia!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *