Você tem a noção de como a comissão de vendas impacta a sua empresa? Comissionar vendedores de maneira inadequada pode te trazer prejuízos e até mesmo altos índices de turnover.
Implantar as melhores práticas em comissionamento de vendas na sua empresa te auxilia a evitar esses problemas. Por isso, é preciso conhecer cada uma delas e aplicá-las à realidade do seu negócio.
Veja as melhores práticas que preparei neste artigo!
Melhores práticas para comissão de vendas
Veja algumas estratégias que irão impulsionar o seu negócio:
Cálculo do comissionamento de vendas
Independentemente do cálculo do comissionamento de vendas escolhido pela sua empresa, é importante que o planejamento do comissionamento seja feito de forma a fomentar a venda de produtos/serviços que trazem maior lucro para a empresa.
Cálculo do comissionamento sobre o faturamento
Essa forma de comissionamento de vendas é calculada de acordo com o valor total vendido pela empresa. A comissão do vendedor é, então, realizada de acordo com o faturamento do mês anterior.
Atribuindo percentuais para diferentes casos de vendas
Nesse tipo de comissionamento de vendas, calcula-se a comissão de vendas atribuindo diferentes percentuais de acordo com alguns critérios, como o tipo de produto ou serviço, grupo, marca, condição de venda (à vista ou a prazo) etc. Assim, o vendedor é estimulado a trabalhar melhor a qualidade da sua venda.
Como fazer o pagamento da comissão de vendas?
Atente-se para algumas regras:
Independentemente de receber dos clientes
Nessa forma, o pagamento da comissão de vendas é feito sem levar em consideração se o cliente já pagou ou não. A empresa assume o risco de o cliente não arcar com a dívida e o pagamento da comissão é realizado independente do recebimento das vendas.
Somente depois de receber dos clientes
Nesse tipo, o pagamento da comissão de vendas é realizado conforme o recebimento dos títulos pagos pelos clientes, ou seja, o pagamento depende do recebimento dos clientes.
Isso significa que, caso uma venda seja efetuada parcelada, a cada mês, o vendedor receberá o percentual de sua comissão sobre aquela parcela recebida.
Automatização de cálculos e pagamentos
Uma das melhores práticas quanto ao comissionamento de vendas é a automatização de cálculos e pagamentos. Um ERP é a tecnologia ideal para apoiar e ajudar a realizar esses processos de maneira mais fácil e rápida.
Agora que você já sabe tudo sobre a comissão de vendas no mundo corporativo, aproveite e confira mais conteudos riquíssimos aqui no blog do Ignição Digital!