O processo de precificação de serviços é essencial para a realização de uma proposta comercial de sucesso. No entanto, definir um valor específico ainda gera bastante dúvidas para profissionais que atuam em diversos setores. Nesse sentido, neste artigo separei algumas dicas para ajudar com essa tarefa. Curioso? Confira na íntegra!
A importância de uma boa precificação de serviços
Como foi dito, qualquer empreendedor sabe o quanto é importante saber como precificar serviços. O maior dilema envolve o problema: o preço ser baixo demais e impactar diretamente no desenvolvimento do seu negócio ou ser muito alto e os clientes encontrarem ofertas melhores no mercado. Ou seja, qual seria o valor ideal?
A definição de um preço justo envolve diversos fatores, como por exemplo, custo da matéria-prima, mão de obra, gastos de produção, transporte e circulação. Fora isso, é importante pensar em aspectos como sazonalidade, perecibilidade, viabilidade e entre outros pontos.
Dicas para realizar a precificação de serviços
Para uma boa precificação de serviços, é interessante definir passos para guiarem o processo. Resumidamente, a precificação poderá ser composta pelo seguintes fatores:
Custo
O custo do serviço deve envolver todas as necessidades impressíveis para a realização do produto e/ou serviço. Desde a matéria prima, mão-de-obra e aspectos logísticos. O cálculo do Markup pode ser uma ótima ferramenta para a determinação de um valor final.
Concorrência
Por meio da análise da concorrência é possível compreender o preço médio de um serviço e conseguir detectar tendências de mercado.
Consumidor
É essencial reconhecer qual é o perfil do seu público. Alguns dos fatores são, os hábitos de consumo, classe social, dores e necessidades. Por meio de uma pesquisa de mercado é possível conseguir compreender o cenário econômico atual e conseguir precificar serviços de uma maneira mais alinhada com o contexto encontrado.
Valor Agregado
E por fim, o valor agregado de um produto e/ou serviço é a quantia diferencial que faz com que ele seja detectado como algo barato ou caro em comparação à visão do consumidor.
Estratégias para precificação de serviços
A partir do entendimento de quais componentes devem está associados ao processo de precificação, é possível selecionar a estratégia mais adequada e alinhada ao objetivo de rentável de uma empresa. Veja:
Precificação de custos
A estratégia de precificação por meio da análise de custos é a metodologia mais simples. Nesse processo, é importante compor o preço de um serviço adicionando um percentual referente aos custos de produção.
Precificação por meio da concorrência
O estudo por meio da concorrência é uma boa tática de precificação, principalmente quando é difícil conseguir mapear todos os custos de uma operação. Entende os processos e os valores cobrados por empresas do mesmo setor, auxilia na definição de valores alinhados ao mercado e igualmente competitivos.
Precificação baseada na demanda
Outra metodologia de precificação é por meio da observação da demanda. Com esse modelo, um valor é percebido e é determinado um preço visando o que o cliente está disposto a pagar. Em todo caso, o preço final deverá ser maior do que o os custos da opção.
Dicas extras para o seu negócio
Se você está começando um empreendimento e não tem experiência com estratégias de precificação de serviços, duas ideias podem ajudar no processo:
- De início cobrar o preço máximo em relação à concorrência e, posteriormente, diminuir o valor, é uma possibilidade interessante. Principalmente, para os empreendedores que necessitam recuperar os investimentos realizado em um período de tempo mais curtos;
- Outra opção é iniciar um negócio com preços abaixo do mercado, porém, aos poucos, ir aumentando gradualmente. Com essa estratégia, é possível captar uma parcela do mercado devido ao baixo preço, porém, posteriormente, esses mesmos consumidores continuaram comprando devido à qualidade apresentada.
Gostou das nossas dicas sobre precificação de serviços? Aproveite para e confira mais conteúdos relacionados no Ignição Digital!