Entenda o Modelo AIDA Para Criar Conteúdos de Valor

Existem tantas estratégias de marketing digital que podem te ajudar a converter a divulgação em vendas, que às vezes é difícil escolher qual delas utilizar. Se você ainda não conseguiu transformar o seu plano de ações em vendas, uma dica é a utilização do modelo AIDA.

Se você ainda não sabe o que ele é, leia este post que hoje eu vou te ensinar como aplicá-lo a sua empresa de maneira eficaz.

O que é o modelo AIDA?

Esta estratégia leva em consideração quatro etapas diferentes pelas quais o cliente deve passar até chegar no fechamento do negócio. São eles a Atenção, o Interesse, o Desejo e a Ação, formando, assim, a sigla AIDA.

O principal objetivo desta ação é entender em qual estágio está o cliente e trabalhar em cima do tipo de comportamento que ele tem, baseado em sua classificação. É importante respeitar a ordem do processo, pois pular a fase pode prejudicar toda a ação.

Atenção

Esta é a primeira etapa do modelo AIDA, que consiste em chamar a atenção do cliente. Procure os canais por onde você melhor se conecta com o público e busque fazer com que sua empresa seja percebida.

É importante fazer uma pesquisa de mercado para entender qual é a melhor maneira de abordar as pessoas e captá-las. Desta forma, sua empresa não parece invasiva.

As cores, o design da página e a rapidez do site também podem fazer toda a diferença. O Call To Action (CTA) — em tradução livre “chamada para ação” — também é uma boa maneira de conseguir fixar o nome da sua empresa na cabeça do cliente.

Interesse

Depois que você conseguiu chamar a atenção do público, é hora de mantê-lo interessado em sua empresa. Investir em banners e títulos que o façam saber que em seu site ele vai encontrar o que necessita é essencial.

Trabalhar com as palavras-chave é importante para que, cada vez que ele faça uma pesquisa, consiga encontrar a empresa.

Desejo

Diferentemente das etapas anteriores, esta costuma a demorar um pouco mais. Isso porque depois que o cliente já tem interesse, ele vai começar a se questionar se a sua empresa é confiável ou não.

Para que ele não encontre as repostas sozinho — que muitas vezes podem desfavorecer seu negócio —, invista em se mostrar diferente. Para despertar o desejo, é necessário que o seu público entenda que você é especial de alguma forma.

Estratégias como mostrar depoimentos de quem já é cliente, disponibilizar e-books, organizar eventos, entre outras ações, podem ser decisivas.

Ação

É preciso ter bastante cuidado nesta etapa final. Depois que o cliente já passou por tudo isso, é bem provável que ele já esteja seguro de sua escolha, de forma que a venda acontecerá naturalmente.

Convide a pessoa para finalizar a sua compra, mas faça de uma maneira especial. Prepare um bônus, algum atendimento personalizado ou um tipo de facilidade na hora da transação.

Com o sucesso do modelo AIDA, a satisfação pode torná-lo um cliente fiel!

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