Entenda O Princípio Da Reciprocidade

princípio da reciprocidade

Quando falamos em princípio da reciprocidade é comum que a confusão com o tema do Direito apareça. No entanto, no Marketing nós usamos um outro princípio da reciprocidade, de cunho psicológico e que faz parte dos 6 princípios de persuasão.  Afinal, todo empreender sabe a necessidade de ser persuasivo!

Por isso, antes mesmo de falar mais sobre o tema desse artigo, quero explicar melhor de onde ele vem e porquê é tão importante.

O que é o princípio da persuasão?

Nos dias de hoje, as empresas buscam cada vez mais criar equipes multifuncionais, que consigam se integrar e oferecer serviços e produtos com maior valor agregado e maior apelo comercial. Por isso, a habilidade de persuasão vem ganhando destaque entre os profissionais mais gabaritados para exercer cargos de confiança e que tenham contato direto com clientes ou consumidores.

Mas o que isso tem a ver com a reciprocidade? De acordo com o psicólogo Robert Cialdini, especialista em persuasão, existem 6 princípios essenciais. São eles:

  • Reciprocidade;
  • Consistência;
  • Autoridade;
  • Validação Social;
  • Escassez;
  • Atração.

Afinal, o que é o princípio da Reciprocidade?

A palavra reciprocidade é um substantivo feminino que significa “qualidade ou caráter de recíproco; correspondência mútua; recíproca, reciprocação”. Resumindo, ele nada mais é do que uma tendência universal das pessoas de tratarem umas às outras com respeito que gostariam de receber.

Quer um exemplo clássico? Todos nós, inclusive eu, já escutamos uma vez na vida a frase “Trate os outros da mesma maneira que você gostaria de ser tratado”.

Mas você sabe por que esse princípio é tão importante dentro do Marketing, em especial, quando falamos de persuasão?

Na mesma moeda

Sim, isso mesmo que você acabou de ler! Assim como todos já escutamos a frase que citei acima, pelo menos uma vez já dissemos que iríamos pagar na “mesma moeda”. A verdade é que o ser humano sente a necessidade de entregar exatamente aquilo que recebe. Por isso, ao ter mais atenção a esse princípio as relação emocionais, familiares e até mesmo comerciais melhoram.

De acordo com os especialistas, as pessoas costumam se sentir em dívida quando recebem algo em troca. Por isso, é comum que o seu cliente volte a fazer negócio com você sempre que concede formas diversas de pagamento, faz promoções e o avisa antes sobre ofertas imbatíveis.

Agora que você já sabe da importância do princípio da reciprocidade, que tal colocá-lo em prática em seu negócio e nos contar como ele te ajudar na hora de persuadir melhor quem se interesse pelo que você oferece?

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