Você Sabe o Que É Trade Marketing?

Saiba o que é trade marketing

O quanto você entende sobre marketing? Caso já tenha pesquisado sobre o assunto, provavelmente encontrou algumas variações dele e, possivelmente, já ouviu falar sobre trade marketing, mas a pergunta principal aqui é: você sabe o que é isso?

Veja a explicação abaixo e transforme o relacionamento da sua empresa com seus distribuidores e consumidores.

Entenda o que é trade marketing

Caso traduza a palavra “trade” para o português, verá que ela significa comércio. Portanto, podemos dizer que o trade marketing nada mais é do que um tipo de marketing voltado para a comercialização dos produtos ou serviços.

Embora esteja ligada às vendas, ao contrário de outras segmentações do marketing, essa área não está focada no consumidor final, mas sim em um passo antes, ou seja, nos seus distribuidores, que podem ser tanto atacadistas quanto varejistas.

Conheça o papel desse tipo de marketing

Um dos papéis do trade marketing é garantir que a empresa faça uma distribuição de produtos que favoreça o seu crescimento. Exemplificando, se uma companhia centraliza suas vendas em um único ponto ou em regiões onde a demanda não é alta, ela pode não apenas ter prejuízo, como deixar de obter lucro em outras localidades.

Além disso, é o trade marketing que verifica quais os principais centros de distribuição, de modo que possa suprir demandas em curtos períodos, algo que possibilita até o crescimento das vendas e o aumento do faturamento.

Em suas estratégias, essa área do marketing também considera itens determinantes para satisfazer o consumidor, como a categoria de produtos e até o perfil do comprador local. Tudo isso, e inclusive a definição de preços diferentes para localidades diferentes, é cuidadosamente pensado para atingir o tão visado objetivo de aumentar as vendas.

Saiba porque o trade marketing é importante para a sua empresa

Agora que já papel do trade marketing, saiba que ele é útil estrategicamente, mas que também é uma forma de olhar, com mais atenção, para as necessidades de venda dos distribuidores da sua empresa. E não pense que isso é pouco, porque não é!

Como lidam diretamente com os compradores, seus pontos de distribuição são o contato mais próximo que as pessoas têm com a sua marca. Logo, os atacadistas e varejistas são a sua ligação direta com os clientes.

Fazer trade marketing é importante para atender às necessidades de todos ele: distribuidores e consumidores.

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