Sabe aquela tradição que temos de usar roupas brancas no réveillon para atrair paz, amarelo para ganhar dinheiro ou vermelho para encontrar um amor? Muitos consideram isso apenas superstição. Mas e se eu te disser que o significado das cores também pode interferir nos seus negócios? Acreditaria?
Caso tenha respondido “não”, recomendo que comece a rever seus pensamentos, pois há estudos que mostram que, antes da compra, 93% das pessoas se atentam ao aspecto visual. Diante disso, te convido para ver o que as cores representam.
Significado das cores primárias
Como existe uma infinidade de cores, escolhi falar das primárias. Veja o significado de cada uma delas, entenda a psicologia das cores e veja como elas podem beneficiar o seu negócio.
Amarelo
Animada, a cor amarela é usada para prender a atenção das pessoas, por isso, é ótima para os Call to Actions, tão importantes para os resultados em marketing digital. Essa cor também estimula a mente e o apetite, é feliz, acolhedora e transmite positividade.
Vermelho
Falando em fome, que tal um pouco de vermelho? A cor símbolo do amor tem intensidade suficiente para induzir a ação, transmitir confiança e muita energia. Ela é propícia para restaurantes, promoções e empresas mais agitadas, como academias. Por ser intensa, é ótima para anúncios no Facebook, pois se destaca do azul usado pela rede.
Azul
A calmaria do azul é perfeita para negócios sérios e conservadores. Ela transmite paz, segurança, credibilidade e poder. Curiosamente, a cor pode aumentar a criatividade, ajudar no foco das pessoas e até aumentar a produtividade.
Significado das cores secundárias
Para expandir um pouco mais suas possibilidades de escolha, confira também o significado das cores secundárias, que também são três:
Laranja
Divertida, essa é uma das cores preferidas das crianças e, portanto, é perfeita para empresas com público-alvo infantil. Por ser uma cor amigável e cheia de energia, também pode ser usada por empresas de comunicação ou por aquelas que desejem transmitir acessibilidade e um espírito mais jovem.
Roxo
Símbolo da nobreza, o roxo desperta a criatividade e ajuda na tomada de decisão. Ao mesmo tempo que representa o luto e a sabedoria, também está ligada à espiritualidade. É indicada para empresas de arte, beleza, ou que lidam com produtos e serviços luxuosos.
Verde
Essa é a cor da harmonia, não à toa, é utilizada em diversas corporações sustentáveis, relacionadas à saúde ou bem-estar. Como símbolo da natureza e da fertilidade, ela ajuda a acalmar, mas ainda representa o crescimento e a riqueza.
O que achou do significado das cores? As que você utiliza estão condizentes com a proposta da marca? Vai trocar o logo, a cor das paredes ou de algum item? Deixe um comentário abaixo, vou adorar ler a sua opinião sobre o assunto.