Qualquer empresa, após certo tempo no mercado, desenvolve, com base em seus valores, um código de conduta próprio. Ainda que não seja físico ou reforçado durante todo o momento, este conjunto de atitudes e crenças é permeado por um conceito ainda mais importante, conhecido como cultura corporativa.
Compreender este conceito é essencial para trabalhar, junto aos seus colaboradores, aquilo no que a empresa acredita! Confira detalhes neste artigo e entenda como este aspecto pode ser importante para seu negócio.
O que é a cultura corporativa?
Também conhecida como cultura organizacional, a cultura corporativa de um negócio é formada pelo conjunto que envolve os valores e comportamentos que devem ser prática diária no ambiente de trabalho.
Ainda que abstratos, tais pontos devem estar diretamente ligados aos aspectos social e psicológico da empresa e dos colaboradores.
Ou seja, eles devem ter em mente todo o panorama da cultura corporativa da empresa em que trabalham para tomar qualquer ação, pensamento e até mesmo expor expectativas e opiniões.
Basicamente, a cultura organizacional de sua empresa é quem dita a personalidade dela, portanto isso precisa estar muito bem estabelecido!
É necessário divulgar a cultura corporativa para os colaboradores?
Não é como se ela precisasse estar escrita em um livro, por exemplo, ou ocupar um lugar de destaque no mural da empresa. Porém, é importante reforçá-la sempre que possível, mesmo que com avisos simples.
Uma boa ideia para trabalhá-la com os trabalhadores é pensar em uma maneira divertida de listar os valores, de maneira que sejam mais claros e evidentes.
Espalhe-os em locais pelo ambiente, represente-os com cores ou algo interessante, que gere lembrança. Programas de incentivo também podem ser uma boa ideia de explicar como funciona a cultura da empresa.
Porque você precisa ter uma cultura corporativa em seu negócio?
Um dos maiores focos de trabalhar a cultura corporativa é, sem dúvidas, a sinergia entre colaborador e empresa. Integrar os setores leva, consequentemente, a uma produtividade melhor e mais relacionada aos desejos corporativos. Veja algumas vantagens:
Ambiente de trabalho saudável
O trabalho, para a maioria dos empregados, é onde se passa grande parte do dia. Para que isso seja agradável é importante que o ambiente traga boas energias, não é mesmo?
Estar inserido no contexto e compartilhar das ideias da empresa, expostas pela cultura corporativa, faz com que o colaborador se sinta parte daquilo tudo. O trabalho é mais do que somente sua função, é realmente andar junto com todos rumo ao sucesso!
Facilidade no recrutamento
Ao ter uma cultura bem estabelecida, ela pode tornar-se um parâmetro útil e eficaz para verificar se um possível candidato é ou não apto a trabalhar na empresa.
Utilizar-se dos valores para este fim é uma prática que costuma trazer ótimos resultados, conhecida como “fit cultural”. O melhor é que isso pode ser feito por meio de um teste online (bem desenvolvido) ou na hora de entrevistar um possível novo colaborador.
Afinal, se a empresa tem uma cultura bem enraizada, dificilmente um candidato que não concorda com os valores entrará feliz na equipe e compactuará com os objetivos de seu negócio.
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