Em uma entrevista de emprego há perguntas e respostas que costumam aparecer com mais frequência. Sendo assim, ao ter noção do que pode ser dito nesse momento, você já consegue ficar mais preparado para quando for a sua vez, tanto para recrutadores quanto para candidatos. Confira abaixo alguns exemplos que separei sobre esse tema.
A importância em estar preparado para a entrevista de emprego
Ao ser o recrutador, conhecendo já as respostas mais frequentes, é possível sacar se o candidato está apenas reproduzindo as que são consideradas “corretas”, ou se está, de fato, falando a verdade. Além disso, é possível se preparar para rebater o que for dito.
Já pensando no outro lado, ao descobrir quais perguntas mais costumam aparecer em uma entrevista, é possível alinhar melhor as repostas anteriormente, além de garantir mais segurança e ajudar a minimizar o nervosismo.
Entrevista de emprego — Perguntas e respostas
Para ficar preparado para a entrevista de emprego, confira perguntas e respostas que podem aparecer.
1. Qual seu maior defeito e a maior qualidade?
Evite clichês. Para o defeito, não camufle uma falsa qualidade, como “sou perfeccionista”. Mostre seus defeitos, mas pontue também o que faz para tentar melhorá-los. Por exemplo, “tenho um pouco de dificuldade em me organizar, pois, às vezes, gasto mais tempo nos detalhes. Porém, encontrei uma forma de melhorar e estou tentando inserir sempre no meu dia a dia”. Já na qualidade, procure as que melhor se adequam à vaga, como, por exemplo, criatividade, flexibilidade, proatividade, etc.
2. Qual animal seria?
Algumas opções válidas para a entrevista são: formiga (por ser ótima para trabalhar em equipe); cachorro (por conta da lealdade) e cavalo (por ter força de trabalho e inteligência).
3. Como você é no ambiente profissional?
Mostre que tem responsabilidade, que sabe arcar com prazos e consequências, que é proativo e aberto às sugestões.
4. Como você lida com problemas com colegas de trabalho?
Sua resposta deve mostrar que tem maturidade para isso e que sabe separar o pessoal do profissional. O ideal é que você saiba dialogar e encontrar soluções para os problemas que aparecerem.
5. Por que saiu do trabalho anterior?
Seja sincero em sua resposta, mas nunca fale mal do ex-chefe ou dos colegas. Isso não pega muito bem para a nova empresa, além disso, lembre-se que o mercado está em constante rotatividade.
6. Quais são suas expectativas para a vaga?
Mostre que está interessado em participar dos projetos e dar o seu melhor, que espera poder crescer junto com a empresa e que exista uma troca de conhecimentos entre ambos. Caso conheça os clientes atendidos ou serviços oferecidos, sinalize quais você tem maior interesse ou conhecimento e deixe claro o que te motiva.
7. No que você pode contribuir para a empresa?
Indique suas qualidades profissionais e use toda sua experiência para mostrar onde pode ajudar a melhorar. Faça uma pesquisa prévia da empresa anteriormente e, caso levante pontos que perceba falhas ou ineficiências, sinalize ao recrutador, mostrando o que você faria para melhorar aquele aspecto.
8. Por que quer trabalhar aqui?
Enalteça as características principais da empresa e o que ela pode trazer de benéfico ao seu currículo. Encontre pontos em comum entre vocês e indique quais aspectos pretende melhorar e como a empresa pode ajudar nisso.
Pronto! Agora você já sabe o que esperar de uma entrevista de emprego e suas perguntas e respostas.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Ignição Digital para mais dicas assim!
Gostei das dicas!