O mundo está em constante evolução e você precisa implementar mudanças que maximizem os seus resultados o tempo todo. Já ouviu falar da gestão de pessoas por competências? Esse tipo de gestão é uma evolução que fará o rendimento do seu negócio crescer ainda mais.
O que é Gestão de Pessoas por Competências?
Recentemente eu mostrei para vocês o que é a liderança situacional, e a gestão de pessoas por competências nada mais é do que esse tipo de liderança aplicado na prática, dentro do seu negócio.
Essa gestão foi criada para que empresas identificassem os perfis dos profissionais, classificando-os por níveis com o objetivo de delegar funções de acordo com as capacidades individuais.
Mas o papel da empresa não é apenas identificar perfis e delegar funções, mas sim gerir esse processo, com o objetivo de extrair o melhor de cada equipe e fazer de tudo para que o colaborador suba os níveis, melhorando assim o capital humano da empresa.
Atualmente, empresas que não investem em capital humano são ultrapassadas por suas concorrentes. Investir neles quer dizer extrair o melhor de cada colaborador e devolver para melhorias em relação ao seu esforço.
Por exemplo, o seu negócio está inserido em um mercado que no Brasil ficou muito saturado e não demonstra perspectiva de melhora. Com isso você precisa ampliar a sua atuação no exterior, porém identificou a lacuna de que os seus colaboradores não dominam a língua inglesa.
Que tal extrair o melhor das pessoas investindo em um curso de inglês? Além de proporcionar conhecimento, a empresa evoluíra com profissionais bilíngues.
Como identificar as competências dos profissionais?
Esse processo leva tempo e pode ser muito trabalhoso. Primeiro você deve identificar e documentar padrões de todos os funcionários, como formação acadêmica, cargo, experiências, etc. Posteriormente deve avaliar os profissionais individualmente, com o intuito de descobrir suas habilidades além do currículo.
Todo esse estudo se baseia na sigla CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes).
Os conhecimentos são relacionados ao estudo teórico, como formação acadêmica, cursos, entre outros.
Já as habilidades estão relacionadas com a forma como o colaborador coloca esse conhecimento teórico em prática, demonstrando experiência e vivência no ofício.
As atitudes são os valores dos profissionais, o comportamento humano, o lado pessoal, fatores além do trabalho que têm o poder de incentivar ou arruinar o rendimento do profissional dentro do trabalho.
Vantagens de implementar a gestão de pessoas por competências
As vantagens de adotar a gestão de pessoas por competências são diversas e você entenderá na prática como essa atitude será importante. Veja alguns dos benefícios:
- os objetivos e as metas da equipe e empresa estarão sempre alinhados;
- melhora no processo de avaliação no momento de recrutamento;
- identificação de pontos específicos de melhorias, aumentando a assertividade dos investimentos em capital humano;
- melhora o relacionamento da equipe;
- aumenta a motivação.
Gostou da gestão de pessoas por competências? Se você é um profissional de RH ou empreendedor, não perca tempo e implemente esse processo em seu negócio!
Receba mais sacadas como essas assinando a newsletter do Ignição Digital gratuitamente.