Se você trabalha com marketing digital, já deve ter feito uma das perguntas mais importantes quando se trata desse assunto: como criar uma estratégia de marketing de conteúdo que realmente funcione?
Como você já deve imaginar, essa não é uma pergunta que pode ser respondida em poucas palavras.
E ainda há mais um detalhe: no final das contas, você precisará criar sua própria estratégia, levando em consideração seus objetivos e o comportamento do seu público.
Então, por onde começar?
Nesse artigo, você vai aprender:
A importância de mudar sua perspectiva
Como o desenvolvimento de softwares pode te inspirar
Os passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo que funciona
Por que mudar sua visão?
Não há como ter sucesso com conteúdo sem, primeiro, adotar a perspectiva correta.
Isso significa que o primeiro passo é ter em mente os resultados que você deseja alcançar.
Esse é o motivo que faz com que muitas estratégias de conteúdo falhem: a falta de uma estratégia que possa, de fato, ser executada.
Existe uma técnica usada no desenvolvimento de softwares que pode lhe ajudar a encontrar a melhor estratégia mais rapidamente.
Essa técnica consiste em começar com algo simples, compreender que é necessário fazer melhorias e implantar as alterações com base em feedbacks.
Trazendo isso para a realidade do marketing de conteúdo, você não estará começando com um produto mínimo viável, e sim com uma audiência mínima viável.
Assim, você poderá descobrir a melhor maneira de expandir o número de visitantes do seu site e entender melhor o que eles querem comprar.
A essa altura, você deve estar se perguntando: e isso é simples de fazer?
Sim, é simples. Mas não é tão fácil assim.
Confira também 10 dicas práticas de como influenciar pessoas compartilhando conteúdo
Como criar o conteúdo (e a audiência)
O processo de criação de um conteúdo nesses moldes tem três passos:
- Tente “adivinhar” (com fundamento) a abordagem do conteúdo
- Publique o conteúdo, mesmo sabendo que provavelmente haverá falhas
- Otimize os conteúdos constantemente, a partir dos feedbacks
Sabe qual é uma das grandes vantagens desse método? Ele permite que haja execução da estratégia e inovação constante – tudo ao mesmo tempo.
Os três passos acima podem ser dividos nos seguintes processos:
1. Pesquisa
Nesse momento, você vai elaborar os “chutes” de como abordar o conteúdo. Para isso, você deve pesquisar sobre o mercado em que você está tentando entrar.
O que o seu provável público está comprando? O que ele deseja? O que ele precisa aprender ou fazer para solucionar seus problemas?
2. Publicação
Por mais importante que a pesquisa seja, uma hora você precisa diminuir o ritmo e começar a publicar seus conteúdos.
No começo, você não precisa de uma audiência gigantesca, mas o seu conteúdo precisa ser visto e compartilhado o suficiente para gerar um feedback significativo.
3. Otimização
Esses três primeiros passos devem ser repetidos exaustivamente enquanto o seu projeto durar.
É esse processo que vai lhe ajudar a perceber qual conteúdo é crucial para seu site, organizando-o e otimizando-o constantemente para usá-lo como carro-chefe na sua estratégia de marketing de conteúdo.
4. Conexão
No nosso contexto, refere-se aos relacionamentos e parcerias que você irá construir para “espalhar” o seu conteúdo e, consequentemente, aumentar sua audiência mais rapidamente.
Nesse momento, você pode tentar diversas estratégias, como escrever guest posts, formar parcerias para divulgar o conteúdo e melhorar suas redes sociais.
Seja qual for a estratégia escolhida, o importante é que você trabalhe constantemente para que o seu conteúdo tenha o máximo de divulgação possível.
Recapitulando
Você viu:
Como adaptar a técnica de desenvolvimento de softwares
Por que é melhor começar com uma audiência menor
A importância de estar sempre melhorando e recebendo feedbacks
Comece a testar o seu conteúdo com uma audiência pequena, sempre levando em consideração o feedback. Assim, você estará se aperfeiçoando e aumentando o seu alcance continuamente.
Parabéns pela publicação, muito boa
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