Estratégias de e-mail marketing: qual é a melhor para você?

Você já deve ter se perguntado quais são as melhores estratégias de e-mail marketing e qual delas se aplica melhor ao seu negócio.

Neste artigo, você vai aprender:

O objetivo do e-mail marketing

As duas principais estratégias de e-mail marketing

Como escolher uma estratégia

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Imagine que você está no seu restaurante preferido e que passou a semana inteira esperando para degustar determinado prato.

Quando ele finalmente chega, você experimenta o primeiro e o segundo pedaço, e é simplesmente irresistível. Mas, quando você está prestes a pegar o terceiro pedaço, o garçom retira o seu prato.

Provavelmente indignado, você descobre que precisa se levantar e ir para outro ambiente se quiser continuar a sua refeição.

Parece chato? Bom, é assim que muitas pessoas se sentem quando recebem uma newsletter.

Lá estão elas, super empolgadas com um assunto que é extremamente relevante para elas e, de repente, descobrem que não podem continuar lendo a menos que cliquem em um link e abram um determinado site.

Será que essa estratégia é boa ou apenas uma grande inconveniência para seu público?

Confira também Por que você deve criar uma lista de e-mail (saiba de uma vez por todas)

 

Oferecer tudo ou só uma parte?

 

tudo-ou-parte

 

Qual é o objetivo do e-mail marketing? Criar engajamento. E isso pode ser feito de duas maneiras diferentes:

  • oferecer ao cliente a “refeição” completa, isto é, todo o conteúdo
  • oferecer ao cliente apenas uma “amostra”

Entendendo melhor como cada uma dessas estratégias funciona, você terá mais facilidade para analisar qual se adequa melhor às suas necessidades e, quem sabe, descobrir que é possível utilizar as duas.

 

1. Conteúdo completo

Nesse método, o conteúdo enviado encontra-se inteiramente disponível no e-mail, sem necessidade de acessar um site.

Voltando à metáfora do restaurante, é como se você pudesse apreciar toda a sua refeição antes de o prato ser retirado da sua mesa.

Mas há um detalhe importante: essa é apenas uma parte do engajamento.

Uma vez que tenha terminado sua refeição, alguém irá lhe oferecer uma sobremesa. Agora, sim, é que você precisará ir para outro ambiente.

Trazendo isso para o e-mail marketing, a sobremesa pode ser outro conteúdo ou mesmo produtos, como e-books e cursos.

Resumindo, o engajamento acontece da seguinte maneira: quando a refeição/conteúdo termina, você pode criar engajamento direcionando o público para seu site.

 

2. Apenas uma amostra

Para fazer com que essa estratégia funcione, você precisa engajar criando uma “provocação”.

É necessário prender a atenção do cliente com um título e alguns parágrafos realmente bons. Assim, você deixa o leitor curioso o suficiente para clicar no link do seu site.

Essa é uma maneira muito comum de criar engajamento, já que muitas pessoas têm como objetivo atrair visitantes para seu site, fazer com que elas leiam os artigos e/ou assistam aos vídeos e, por fim, deixem um comentário.

Nesse caso, estamos falando de muito engajamento. E, para conseguir isso, o melhor caminho é deixar o público extremamente curioso, de maneira que seja praticamente impossível não clicar no link.

Trata-se, então, de enviar nada além de uma pequena amostra. Para “degustar” o prato completo, deve-se mudar de ambiente.

 

E qual é a melhor estratégia para mim?

 

melhor-estrategia

 

A boa notícia é que não existe uma única maneira correta de criar engajamento, e as duas estratégias de e-mail marketing funcionam muito bem.

Você pode dar uma amostra do conteúdo e direcionar o público para o site onde quer que eles se engajem.

Ou então, pode disponibilizar o artigo completo no e-mail e, no final, oferecer a “sobremesa” – o produto, serviço ou curso que você está vendendo.

O importante é que você direcione as pessoas para um lugar no qual possam interagir. Afinal, o principal objetivo de uma newsletter é criar engajamento.

 

Recapitulando

Neste artigo, você viu:

Por que é importante fazer e-mail marketing

As estratégias mais utilizadas

Como escolher a estratégia adequada

 

Seja em um restaurante ou no seu site, as pessoas não só querem, como estão dispostas a pagar por uma boa refeição ou produto.

Lembre-se: você pode oferecer o conteúdo completo, só uma amostra ou alternar as duas estratégias. Só não pode ficar sem engajamento.

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