Que tal aprender técnicas para montar o melhor e-mail marketing para o seu cliente? Além de ajudar na comunicação, esse tipo de mensagem também pode engajar e aumentar as suas vendas.
Por isso, é importante saber muito bem como estruturar esse conteúdo. Neste artigo, você verá:
- o que é um e-mail marketing;
- para que serve um e-mail marketing;
- como montar o melhor e-mail marketing para o seu público.
O que é um e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia que consiste em disparar e-mails para uma base de contatos, chamada de leads. O interessante dessa técnica é que a comunicação é feita com pessoas que realmente estão interessadas na sua marca ou produto.
Os leads podem ser captados no seu próprio site. Você pode, por exemplo, lançar uma campanha e oferecer algum conteúdo apenas para quem informar alguns dados, incluindo o e-mail.
A divulgação desse contato demonstra que a pessoa deseja saber mais sobre o que a sua empresa está disponibilizando. A partir disso, você pode criar mensagens específicas para conversa com o público cadastrado.
Para que serve o e-mail marketing?
O e-mail marketing tem diversas finalidades dentro do marketing digital. Confira as principais vantagens que essa ferramenta traz para o seu negócio:
- promover seus conteúdos: ao enviar os artigos do seu blog, você aumenta a visibilidade deles e, consequentemente, o tráfego da sua página. Afinal, para que algo seja lido é necessário que haja uma divulgação;
- engajar os leads: manter uma comunicação constante com os seus possíveis clientes é essencial e, nesse aspecto, o e-mail marketing é uma ótima solução;
- educar o público: muitas vezes, quem visita o seu site não está pronto para fazer uma compra. Porém, por meio de conteúdos personalizados, é possível alcançar os leads e oferecer mais informações sobre o seu produto, conseguindo nutri-los com conteúdos estratégicos e chegando ao objetivo final que é converter e, posteriormente, fidelizar;
- vender: anunciar promoções, ofertas e condições especiais também pode ser feito pelo disparo de e-mails.
Como montar o melhor e-mail marketing para o seu público?
Para montar o melhor e-mail marketing para o seu público, você pode adotar uma série de estratégias. Veja só!
Defina o tipo de e-mail marketing que é mais adequado
Antes de mais nada, é importante definir o porquê você irá disparar o e-mail. Caso queira enviar atualizações do blog ou de notícias do mercado, o formato de newsletter é uma ótima opção.
Você também pode usar esse canal para enviar convites. Para essa situação, lembre-se de inserir todas as informações importantes, como local, data, pessoas envolvidas, como palestrantes e onde retirar o ingresso.
O melhor e-mail marketing para a sua empresa também pode fazer parte de um fluxo de nutrição. Isso consiste em uma série de mensagens em ordem cronológica, de acordo com a percepção do cliente.
Por exemplo: o primeiro e-mail é mais genérico, o segundo aborda uma solução e o terceiro mostra os diferenciais da sua empresa. Dessa forma, o lead é convencido aos poucos da compra, diferentemente do que acontece em uma publicidade tradicional.
Escreva um mensagem matadora
Os internautas estão cada vez mais distraídos e, por isso, poucos têm paciência de ler mensagens longas e pouco objetivas. Diante dessa realidade, aposte em e-mails curtos, concisos, mas que sejam atraentes.
Uma dica é usar um tom de conversa com o leitor. Assim, a pessoa se sentirá mais instigada a continuar a leitura.
Além disso, o assunto do e-mail também é muito importante. Afinal, é ele que irá fazer alguém clicar ou não. Então, utilize algo que desperte a curiosidade, como: você não sabe o que irá perder se não fizer isto.
Tenha atenção na hora de escolher a ferramenta
De nada adiantará escrever o melhor e-mail marketing para o seu público, caso você não utilize uma boa ferramenta de disparo.
As opções mais vantajosas são aquelas que permitem inserir texto e imagem. Considere que alguns servidores de e-mail enxergam as mensagens que só possuem imagem como spam, portanto, o ideal é mesclar texto e imagem.
O template também deve ser responsivo para que possa ser lido pelo smartphone. Caso contrário, você poderá perder muitas leituras pelo simples fato de o público abrir o e-mail nos dispositivos móveis.
Conclusão
O e-mail marketing é uma estratégia que pode trazer várias vantagens ao seu negócio, tanto em engajamento quanto em vendas. Por isso, é importante considerá-la o quanto antes.
Neste artigo você viu algumas dicas para fazer o melhor e-mail marketing para o seu público. Tem alguma delas que você já adota? Se sim, comenta aqui embaixo!
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