O balanço patrimonial é apenas uma das muitas demonstrações contábeis existentes, mas é a mais importante delas. Ele serve, basicamente, para determinar a situação financeira da empresa em um determinado período de destaque. A visualização do balanço patrimonial é no formato de uma planilha simples. Os cálculos são simples de serem feitos e essa é, provavelmente, a demonstração contábil mais fácil e simples de ser feita. Hoje nós vamos te ensinar a montar a estrutura do balanço patrimonial.
Estrutura do balanço patrimonial
Antes de montar a estrutura do balanço patrimonial é essencial ter conhecimento de alguns conceitos. A tabela é divida entre ativos, passivos e patrimônio líquido.
Os ativos são os bens e direitos que a empresa tem, como imóveis, carros, estoques e valores à receber. Os passivos, por sua vez, são as obrigações, como contas à pagar. A terceira parte é o patrimônio líquido, que nada mais é do que o capital social da empresa, as reservas de lucro e os prejuízos acumulados, por exemplo.
Cálculos do balanço patrimonial
Além da divisão entre ativos e passivos, temos o circulante e o não circulante. Imagine que o balanço patrimonial é divido em duas colunas-mães, em uma está o ativo, e na outra o passivo e o patrimônio líquido.
Tanto os ativos, quanto os passivos podem ser divididos entre circulantes e não circulantes. Em poucas palavras, circulante significa “curto prazo”, e não circulante “longo prazo”. O que isso quer dizer? O Curto prazo se refere a tudo aquilo que tem um ciclo operacional de no máximo 12 meses. Os bens e tudo que diz respeito a mais de 12 meses é considerado de longo prazo, ou seja, não circulante.
A estrutura do balanço patrimonial é simples e pode parecer fácil, mas um pequeno erro pode comprometer toda a integridade do documento. O BP serve para classificar, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente, o patrimônio da empresa. Ele é uma análise básica da sua saúde financeira. Por essa razão, é bastante interessante que você procure a assistência de um bom profissional de contabilidade, assim você pode manter suas finanças sempre em dia!
Gostou desse conteúdo? Para ter acesso a mais dicas sobre gestão e produtividade de empresas continue acompanhando a Ignição Digital!