Manter as contas organizadas é um dos grandes desafios do MEI, o Microempreendedor Individual. É preciso ter em mente, porém, que a contabilidade pode ser muito mais simples do que se imagina, basta um pouco de esforço e força de vontade! Porém, é preciso começar de algum lugar, não é mesmo? Por isso, trouxemos exemplos de custo fixo e também de custo variável, assim você pode fazer suas demonstrações contábeis tranquilamente.
Antes de conhecer exemplos, primeiro é preciso conhecer a teoria que há por trás.
O que é custo fixo e custo variável
Essencialmente, custo fixo é todo aquele que não sobre variações ao longo tempo ou em relação a produção de um determinado período. Ele não é muito impactado pela atividade que uma empresa faz, entende? Alguns estudiosos consideram estes como os custos estruturais.
Já o custo variável é exatamente o contrário. Ele é completamente variável de acordo com a produção, a sazonalidade e muitos outros aspectos que dependem diretamente da própria empresa e de sua produção. Ele é sensível.
Exemplo de custo fixo e variável
Agora que você já compreende os conceitos tanto de custo fixo, quanto de custo variável, é hora de conhecer alguns exemplos interessantes que podem te ajudar na hora de colocar tudo isso no papel.
Confira alguns exemplos de custo fixo:
- aluguel;
- água e energia (estes, na verdade, são híbridos, pois podem ser considerados custos fixos ou variáveis, mas depende se a sua produção depende de algum destes fatores);
- limpeza;
- conservação do espaço;
- segurança;
- salários.
Agora conheça alguns exemplos de custo variável para seu negócio:
- comissão de vendas;
- matéria-prima;
- água e energia (estes, na verdade, são híbridos, pois podem ser considerados custos fixos ou variáveis, mas depende se a sua produção depende de algum destes fatores);
- mão de obra;
- frete de vendas.
Gostou de conhecer alguns exemplo de custo fixo e também de custo variável? Para saber mais e conhecer dicas que podem melhorar a gestão e a produtividade da sua empresa continue acompanhando a Ignição Digital e confira nosso artigo sobre os cuidados na hora de abrir um MEI!