Para fazer com que os funcionários vistam a camisa da empresa e sintam orgulho em fazer parte da sua equipe, investir no marketing externo da marca não é o suficiente.
Uma boa maneira de aprender estratégias para usar com os colaboradores é conhecendo exemplos de marketing interno. Isso garante uma boa produção e eficácia nos processos internos. Veja como!
Ofereça um plano de carreira
Do mesmo jeito que as empresas procuram por funcionários qualificados para uma vaga, os profissionais também buscam e valorizam empresas que se dedicam a eles e oferecem um plano de carreira.
Aliás, mostrar para seus colaboradores as oportunidades que eles têm de crescer, é uma postura de respeito, cuidado e reconhecimento. Mas é também um meio de não perder seus bons funcionários para os concorrentes. Pense nisso!
Então, implemente um bom plano de carreira o mais rápido possível. Crie um sistema com vagas internas e ofereça oportunidades para todas as áreas. Certamente, isso mudará o modo como seus colaboradores veem sua marca e poderá até incentivar o aprimoramento profissional deles.
Use os valores da empresa
Se você já tem os valores da sua empresa bem definidos, indico que comece a usá-los. Isto é, insira-os como critério de seleção nos processos seletivos. Para que as pessoas já contratadas tenham conhecimento deles, espalhe-os pela empresa e torne-os conhecidos por todos.
Para isso, você pode criar campanhas internas, distribuir bottons e até fixar quadros nas paredes. O importante é que todos saibam os valores da sua empresa e entendam que isso contribui com a construção de uma cultura organizacional. Acredite em mim: vender-se para seus funcionários é uma das melhores formas de motivá-los.
Facilite a comunicação
Este é um dos mais comuns exemplos de marketing interno e contribui para que o clima organizacional fique melhor ainda. Portanto, chega de ruídos e portas fechadas na comunicação.
Tenha uma intranet, utilize sistemas que permitam que seus funcionários conversem entre eles — existem vários! —, crie reuniões ou encontros que incentivem a expressão de ideias.
Também vale implementar um canal de sugestões ou críticas a fim de permitir que todos em sua empresa conversem com todos, independentemente da hierarquia.
Incentive a interação entre as equipes
Uma boa forma de incentivar a interação entre as equipes e o convívio entre seus funcionários é aproveitar as datas comemorativas ao longo do ano. Você não precisa parar a empresa para fazer uma enorme festa de Páscoa, por exemplo. Mas, pode organizar breakfast ou até happy hours, dependendo do número de colaboradores que tem.
Além disso, uma dica interessante é reunir os aniversariantes do mês e parabenizá-los com um bolo ao final do expediente ou organizar uma festa de fim de ano. Essas simples atitudes contribuem com um clima mais descontraído e incentiva momentos de integração entre os funcionários.
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