Criar uma empresa do zero não é tarefa fácil! Existem muitas áreas que precisam de atenção e a principal delas é a criação do logotipo e logomarca. Você pode até pensar que não existe porquê se preocupar com detalhes, mas a identidade da sua empresa é a porta de entrada para a confiança dos clientes e propaganda. Por isso, confira neste artigo, qual a diferença entre logotipo e logomarca.
Logo ou logotipo
Antes de entender a diferença entre logotipo e logomarca, é preciso compreender de onde cada um dos termos se deriva e qual o significado separado.
O logo é derivado do termo grego “logos” que em tradução é “símbolo”, logo logotipo é um sinônimo. Ele define a representação gráfica de uma empresa. Como exemplo, a grafia do McDonald’s . Todos esses desenhos, fontes e cores fazem parte da composição do logo.
Este símbolo é tão importante para uma empresa, que pode se fixar na memória dos clientes, criando associações automáticas. Além disso, ele é pensado para transmitir os valores da empresa através das cores, fontes e estilos utilizados na grafia do nome.
O design de logotipos trabalha com conceitos fundamentados na psicologia das cores e também no neuromarketing. Não é à toa que o logo do McDonald’s possui as cores vermelha e amarela, pois ambas estão associadas com a fome, agitação e também captura de atenção.
Marca ou logomarca
A marca por sua vez, é a própria identidade da empresa, de forma desenhada, ou seja, o símbolo sem a tipografia. Pegando o mesmo exemplo de cima, para identificar o McDonald’s você apenas precisa avistar o “M”, não necessariamente o nome. Da mesma forma, ao visualizar a sereia do Starbuck’s, já sabemos que se trata daquela marca, sem precisar avistar o nome da empresa.
Você não precisa ver o nome “Google” impresso em um anúncio, mas consegue associar se as cores do logo forem as mesmas e o estilo da fonte também.
Diferença entre logotipo e logomarca
Para entender de uma vez a diferença entre logotipo e logomarca é preciso entender que elas não são a mesma coisa. Entretanto, apesar de ambos os conceitos serem necessários para garantir a construção da imagem da empresa. A primeira opção, logotipo, é a junção de nome + cores+imagens+fonte.
Já a segunda opção, logomarca é apenas um símbolo que carrega a representação da empresa, sem necessariamente estar associado com a escrito de seu nome.
Portanto a diferença entre logotipo e logomarca, são aspectos referentes ao design das peças. Se você gostou de acompanhar este artigo, confira mais no blog do Ignição Digital!