Quem não gosta de receber um elogio? Seja por conta de uma roupa que ficou bem, carro novo, comportamento exemplar dos filhos, sucesso no trabalho, desempenho da empresa, corte de cabelo, maquiagem, não importa. O feedback faz bem, seja para ajustar algo ou engajar com o poder do reconhecimento. Saiba mais a seguir.
Dar um feedback é mais fácil do que você imagina!
Em outro artigo aqui do Ignição Digital eu escrevi para vocês sobre a importância do feedback positivo na motivação dos seus colaboradores.
Dentre vários benefícios, elogiar e reconhecer sua equipe serve para: engajar, motivar, melhorar o clima, dar combustível para novos desafios e estreitar laços profissionais.
Líderes que não reconhecem o esforço de sua equipe muitas vezes são taxados de arrogantes, tendo um distanciamento natural e perigoso dentro da empresa.
Mas acredite, dar um feedback é mais simples do que você imagina. Identifique algo louvável de ser reconhecido, como uma boa ação, desempenho satisfatório, etc. Depois converse com a pessoa naturalmente, fale o que vier a mente, elogie sem medo.
De fato, esse é um músculo que precisa ser desenvolvido, mas quando você alcança o êxito, ajudará várias pessoas ao redor de você.
Não espere o melhor momento, reconheça agora!
Assim como o feedback positivo, o feedback negativo também é muito importante e ajuda na evolução do colaborador.
Sem os ajustes corretos sua equipe pode ficar acomodada, acreditando que os erros são normais e plausíveis. Contudo, com o feedback negativo, é possível reconhecer falhas, ajustar comportamentos e proporcionar uma evolução constante para o colaborador. Entendeu?
Mas para os dois tipos de feedbacks darem certo é preciso de um elemento básico, o agora! Nunca espere um momento mais apropriado, pois ele pode nunca chegar. O momento ideal para o feedback é já, portanto reconheça fatos positivos, fatos negativos e forneça base para engajamento e evolução de outras pessoas.
E quando os papéis se invertem?
Algumas pessoas não sabem filtrar feedbacks e tirar proveitos da situação, e devido a isso acabam sofrendo e cobrando excessivamente os seus rendimentos. Mas então, como lidar com todos eles?
O primeiro passo é filtrar o emissor, identificando se ele é uma pessoa confiável e segura para julgar algum fato sobre você.
O segundo passo é refletir sobre o que foi dito e identificar como evoluir a partir daquele ensinamento.
O terceiro e último passo é colocar tudo em prática, dentro do possível, sem cobranças excessivas, para que a transição e a evolução sejam naturais.
Viu só como o feedback é benéfico para sua vida? Aplique, reconheça todos os dias e veja como é bom mudar o dia de alguém! Aproveite e deixe nos comentários um feedback deste artigo, e inscreva-se em nossa newsletter para receber outras sacadas como essa.
Maravilhosa explicação.