Cada vez mais inserido nas empresas, o Marketing de Conteúdo é usado principalmente para atrair audiência para o seu negócio. Recentemente eu falei sobre o que é um blog e como ele pode ajudar na sua estratégia digital. Hoje, eu vou falar sobre como gerar conteúdo para blog e aumentar a sua audiência. Acompanhe minhas sacadas!
Como criar conteúdo para blog?
Aspecto principal do blog, o conteúdo está presente em todas as etapas de comunicação com leads, desde a primeira vez que ele visitou o site até a fidelização e mensuração de resultados. Podemos afirmar que as informações dispostas no conteúdo são primordiais para decidir a permanência do cliente no site. Mas, como criar o conteúdo para blog? Antes de tudo, algumas perguntas são importantes e fazem parte da estratégia digital.
Primeiramente: com quem eu vou falar? Diferente do público-alvo, a persona possui todas as características do seu público, são mais detalhadas, específicas e facilitam na comunicação. Por isso, para acertar o tom de voz do conteúdo escrito e temas que serão abordados trace a persona do seu negócio.
Em seguida, entenda as dores da sua persona para transmitir o que ela deseja saber. Outro ponto que deve ser considerado é a pesquisa de palavras-chaves e frases que são digitadas no buscador relacionadas ao seu negócio. Todas essas informações servirão de base para a criação do conteúdo para blog.
Elabore a estratégia de conteúdo
A estratégia de conteúdo é essencial, pois ajuda na criação do conteúdo ideal para as pessoas ideais e no momento certo.
Se o conteúdo não for apropriado, não gerará interesse. Se não traçamos a persona, não conhecemos o nosso público e será impossível saber qual é o momento certo para oferecer conteúdos.
Quando a estratégia é criada, todos os aspectos referentes ao conteúdo devem ser considerados: tema, número de posts, frequência de postagem, títulos e divulgação.
Tema
Sobre o que eu vou falar? Quais são os assuntos que interessam a persona? Todos os temas devem ir ao encontro da persona para que ela leia algo útil, agradável e que valha a pena ser lido.
Número de posts
Posts diários, semanais ou mensais? Tudo vai depender da necessidade da persona. Inicie com posts semanais, e relacione-os com os posts seguintes de modo que haja a integração dos artigos e temas.
Frequência de postagem
Nessa parte, é preciso ter consistência. Agende um dia para fazer as publicações dos conteúdos para blog. Isso faz com que a persona crie uma rotina, sabendo que todo o dia tal terá um post novo.
Títulos
A partir dos temas os títulos são criados. Anote os principais temas que serão trabalhados e crie títulos atraentes, interessantes e relevantes.
Divulgação
Um bom modo de divulgar o conteúdo é usando as redes sociais, pois apenas publicá-lo e esperar que as pessoas visitem não é uma boa estratégia. Existem também outros canais como via de acesso, como a estratégia de SEO, identifique qual é o mais adequado para o seu negócio.
Uma última observação: preze sempre pela qualidade e não pela quantidade. De nada vai adiantar publicar artigos diários se não fizerem a diferença na vida de quem está lendo. Atraia, engaje e conquiste a sua persona para aumentar ainda mais a sua audiência!
Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do marketing de conteúdo na estratégia do marketing digital? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades do mundo digital!