Você já reparou que eu adoro falar sobre o Facebook? Já dei dicas aqui, no Ignição Digital, sobre vendas no Facebook e sobre diversas outras ferramentas dessa incrível rede social. Agora, no entanto, chegou a vez de te ensinar a usar o gerenciador de anúncios que a rede possui. Se você já o conhece, confira algumas dicas extras e, se você nunca o utilizou, está mais do que na hora de aprender. Para isso, confira os passos a seguir:
Defina um objetivo
Todos pensam que criar um anúncio é o primeiro passo. Mas, se você quer anunciar de forma correta, siga exatamente os passos da ferramenta do Facebook e, primeiramente, defina o seu objetivo de marketing.
Se você estiver com gerenciador aberto aí, vai notar que essa etapa está muito ligada à jornada de compra do consumidor, por isso, é importante que, desde o início, você conheça a fundo o público que deseja atingir e saiba exatamente em qual momento da jornada ele está. Só assim você conseguirá especificar seu anúncio entre as seguintes opções:
1º fase, de descoberta: reconhecimento da marca, divulgação nas imediações, alcance.
2º fase, de consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo e geração de cadastros.
3º fase, de decisão: conversões, vendas do catálogo de produtos e visitas ao estabelecimento.
Crie uma conta
Essa parte é muito simples, mas totalmente necessária! É com a criação de uma conta que você vai receber os relatórios e as cobranças geradas pelo anúncio feito. Portanto, não tente “pular” esta etapa. Você só precisa configurar o seu país, a moeda e o seu fuso horário.
Com essas informações, o gerenciador de anúncios já conseguirá fazer as cobranças em “real”, por exemplo, e trabalhar sua campanha no melhor horário, de acordo com o fuso escolhido por você!
Escolha o público-alvo
Esse é um passo que requer extrema atenção devido às inúmeras alternativas que o gerenciador de anúncios te dá. Partindo do princípio que você conhece seu público a fundo, você vai escolher a localização dele por país, estado ou cidade; definir a idade, entre 13 e mais de 65 anos; o gênero, com foco em homens, mulheres ou ambos; e até o idioma, que pode ser vários para o mesmo anúncio.
Depois disso, você que já conhece a sua persona, pode ir mais a fundo e fazer um direcionamento detalhado. Nesse campo, que eu particularmente adoro, há excelentes opções para atingir os leads que você busca. Veja que maravilha! Você pode escolher dados demográficos do seu público, como o nível de formação, os interesses deles, e até fazer filtros baseados no comportamento. São escolhas matadoras, eu indico!
Porém, se o público que você quer atingir é aquele que está em seu site, no aplicativo ou em um arquivo de clientes, não se preocupe! No campo dos públicos personalizados você consegue direcionar um anúncio só para eles.
Faça seu orçamento e anuncie
Para finalizar, você só precisa informar quanto quer gastar no anúncio. A ferramenta dará uma estimativa de alcance diário, você analisa se está de acordo com seus planos e pronto. Mas lembre-se do seguinte: é totalmente possível ter resultados com pouco investimento.
O próximo passo é anunciar. Isso pode ser feito com uma publicação já realizada em sua página, ou através da criação de uma novação publicação. Nesse caso, você precisará escolher uma imagem atrativa, colocar o texto em linguagem adequada e seguir todos os passos que já ensinei aqui, no Ignição Digital, sobre como fazer um anúncio de venda poderoso.
Agora que já sabe o quanto o gerenciador de anúncios do Facebook pode ser útil para você, assine nossa Newsletter (no final desta página) e receba outras sacadas sobre marketing digital.
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