Gestão de Qualidade — O que é e Como Aplicá-la

gestao de qualidade

Se antigamente a percepção da gestão de qualidade focava apenas no produto final, atualmente isso não é o suficiente. Todos os processos operacionais da sua empresa devem ser ligados às novas metologias que garantem a satisfação dos clientes.

Mas você sabe qual é o conceito de gestão de qualidade?

Se ainda não, fique tranquilo que vou te explicar o que é gestão de qualidade e como você pode aplicá-la na sua empresa. Veja agora!

O que é gestão de qualidade?

A gestão de qualidade é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de garantir níveis de excelência no produto e no serviço oferecido pela sua empresa visando a satisfação total dos clientes.

Para tanto, é necessário definir um planejamento, implementar um mecanismo de capacitação e métricas de mensuração para avaliar os processos e identificar eventuais falhas que diminuam o padrão de qualidade.

Há alguns anos, não havia grande preocupação com as condições de produção e avaliava-se apenas o resultado final do produto ou serviço.

O resultado é que a gestão de qualidade atualmente deve levar em conta não só a ponta do processo produtivo — o serviço ou o produto final —, mas todas as etapas operacionais da empresa.

Como aplicar a gestão de qualidade no seu negócio

O processo é mais fácil do que você imagina, veja só:

Pergunte o que seus clientes acham do produto

A maior fonte de respostas para a melhora dos seus produtos é o seu cliente! Portanto, pergunte sempre que possível. Existem diversas formas de saber o que eles acharam do atendimento e do serviço oferecidos pela sua empresa.

Você pode usar formulários, canais de avaliação física e on-line ou sistema de notas para os produtos, por exemplo. O que você realmente precisa saber é qual o nível real de satisfação dos consumidores e conseguir localizar com exatidão onde estão as maiores falhas.

Analise os processos

A otimização de processos é um passo simples e básico para qualquer metodologia de gestão de qualidade. Torne a parte operacional da sua empresa rápida e precisa.

Descubra quais processos demandam mais tempo e geram mais “problemas” para a produtividade da sua empresa e tente corrigi-los.

Converse com a sua equipe

Outra excelente fonte de respostas para desenvolver um nível de excelência no seu negócio é escutar a sua equipe. Pergunte o que eles pensam e o que precisam para melhorar o produto ou atendimento. Falta material? Recursos? Questione e esteja disposto a ouvi-los sempre!

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de qualidade, aproveite e veja as melhores dicas para o seu negócio aqui no blog do Ignição Digital!

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