Ser dono de negócio atualmente é lidar com um mercado em constante transformação, clientes conectados e profissionais em busca de carreiras desafiadoras. Aplicar gestão empreendedora é tocar o negócio de forma a assumir riscos, se preparar para eventuais momentos de crise e inovar.
Mas o que é gestão empreendedora?
Gestão empreendedora, basicamente, refere-se ao emprego de conceitos do empreendedorismo na administração de um negócio. Quando você pensa em uma pessoa empreendedora, quais são as características que vêm à sua mente? Capacidade de identificar necessidades e supri-las por meio de produtos/serviços, certamente é uma. Criatividade, inovação e visão sistêmica são outras.
Todas elas fazem parte da gestão empreendedora, essencial para garantir a competitividade nos dias de hoje. Quem a pratica é um visionário, bem preparado para se antecipar às demandas e inovar. No ambiente interno de suas empresas, os donos viram líderes que motivam as equipes a desenvolver novas soluções constantemente.
Como aplica a gestão empreendedora no seu negócio?
Mesmo que você seja um empreendedor bem-sucedido, eu sei que não é tão fácil aderir à gestão empreendedora. Ela exige sair da zona de conforto! Por isso que muitas pessoas se valem dela apenas nas fases iniciais de sua empresa, quando é impossível não assumir riscos e experimentar até dar certo.
A gestão empreendedora é eficaz em qualquer fase do negócio, independentemente do seu porte, segmento ou estágio. Esse modelo é o que mais se adapta ao novo perfil do mercado atual, em que não cabe mais a gestão tradicional – caracterizada pela gestão hierárquica, pouco flexível e sem espaço para os gestores tomarem decisões.
Empresas desse tipo enfrentam dificuldades ao se comunicar com seus consumidores e se adaptar às mudanças do mercado. A única forma e acompanhar essas transformações é e antecipando a elas e como fazer isso? Por meio da gestão empreendedora!
Para aplicá-la, o empreendedor deve conhecer as suas principais características, que são:
• Assumir riscos – o empreendedor deve estar preparado para assumir os riscos de suas decisões e não projetar as possíveis falhas à sua equipe;
• Oferecer ambiente favorável à inovação: o princípio fundamental da gestão empreendedora é estimular a criatividade e dar espaço a novas ideias;
• Desafiar sua equipe: estimular seus funcionários a ir além dos padrões tradicionais é fundamental na gestão empreendedora;
• Motivar para obter comprometimento: a gestão somente será bem-sucedida se a sua equipe estiver comprometida de fato a inovar;
• Acreditar nos seus profissionais: não adianta nada implementar gestão empreendedora se você não confiar naqueles que fazem sua empresa funcionar.
Coloque em prática essas dicas e você praticará gestão empreendedora no seu negócio!
Espero que tenha gostado dessa sacada. Ainda tem muito mais aqui no blog. Assine a nossa newsletter para receber as novidades e fique por dentro do empreendedorismo.
Quero adquirir mais conhecido na área !