O que faz um usuário acessar, gostar e manter-se em seu site? Existem cinco pilares diferentes que regem a experiência do usuário na web. Um deles é a velocidade de carregamento das páginas. O Google PageSpeed é uma ferramenta do buscador mais famoso do mundo que te ajuda exatamente nessa tarefa.
Antes, oferecer um bom tempo de carregamento era algo visto como um benefício enorme. Hoje, não passa de uma obrigação. Utilizar imagens leves e um layout que carregue de forma fluida são algumas das práticas para chegar lá.
O que é o Google PageSpeed?
A ideia do Google PageSpeed é bastante simples, mas pode ajudar — e muito — os sites a crescerem na web. Basicamente, a ferramenta faz uma análise completa de seu desempenho, apresentando os problemas que precisam ser solucionados e algumas sugestões de correção e otimização. Tudo isso buscando oferecer apenas o melhor para o seu usuário, sempre olhando para o front-end do site.
Como usar o Google PageSpeed para o benefício de meu site?
A primeira coisa que você precisa saber é que, ao analisar seu site, a ferramenta te dará uma nota que vai de 0 até 100. São analisadas as imagens, cache do navegador, HTML, o Java Script, o CSS e outros pontos de conteúdo visível que impactam diretamente na velocidade de carregamento de suas páginas.
Especialistas dizem que se seu site conseguiu alcançar a marca de 85, já está fazendo um bom trabalho para seu usuário. É preciso prestar atenção na hora da análise, pois o a ferramenta funciona em duas etapas diferentes: mobile e web. As otimizações podem ser diferentes para cada um deles, principalmente se você não contar com um website responsivo.
Você verá suas abas diferentes quando a análise estiver completa e a lista do que deve ser otimizado. São pontos verdes (nenhum problema encontrado), amarelos (possível sugestão) e vermelhos (deve ser corrigido e muito provavelmente melhorará seus resultados).
Lembre-se de que páginas pesadas aumentar consideravelmente o índice de abandono de seu site. Gostou de conhecer mais sobre essa ferramenta do buscador mais famoso do mundo? Continue acompanhando a Ignição Digital para ficar sempre por dentro.