Você provavelmente já se deparou com o termo ‘plano de marketing’ em alguma de suas pesquisas sobre empreendedorismo digital, não é mesmo? E ao ler artigos e biografias de grandes empreendedores você também deve ter entendido a importância que um bom planejamento de marketing tem para o sucesso dos negócios.
Mas, mesmo assim, é possível que você ainda não tenha parado para elaborar o plano de marketing do seu negócio. Como eu sei disso?A maior parte dos empreendedores online deixa esta parte do negócio de lado e aqueles que tentam, muitas vezes executam os seus planos de maneira desastrosa.
Um bom planejamento de marketing traz inúmeros benefícios para qualquer ideia de empreendedorismo, mas é infinitas vezes mais importante para quem está começando o seu negócio digital do zero. Isso porque o empreendedor digital está lidando com um valor intangível e a única maneira de fazer com que as pessoas acreditem no seu negócio online é criando boas estratégias de comunicação.
A importância do plano de marketing
O seu plano de marketing deve orientar todas as ações necessárias para ampliar a sua participação no mercado. É através dele que você conseguirá traçar um caminho para captar mais clientes, aumentar as vendas e gerar lucratividade para o seu negócio. Você não vai querer fazer o seu plano de qualquer jeito, certo?
Em seu planejamento deve constar quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, os recursos financeiros e intelectuais que você dispõe e também todas as informações possíveis sobre o mercado em que você atua: público-alvo, concorrência, fatores econômicos e etc.
Só com uma análise completa de todos estes fatores você conseguirá descobrir quais são os caminhos a seguir para ter sucesso!
Estude o mercado
A primeira coisa que você deve fazer para elaborar o seu plano de marketing é estudar todos os aspectos que envolvem o mercado em que o seu negócio está inserido. Você deve saber quem é o seu público-alvo, criar um avatar ou mais e pesquisar qual é a forma que a sua concorrência usa para se comunicar com o público.
O objetivo desta etapa não é copiar o que os seus concorresntes estão fazendo, mas encontrar lacunas onde o seu negócio poderia atuar. É a partir desta análise que você poderá estabelecer o seu posicionamento de mercado, os objetivos que precisa alcançar e as metas mensais para atingi-los.
Crie um cronograma
Uma vez que os seus objetivos e metas já estejam traçados, é hora de definir quais são as ações necessárias e o prazo de cada uma delas. Muitos empreendedores se perdem justamente nesta etapa, por isso é preciso ter um esforço maior para cria um plano de ação coerente com aquilo que você realmente pode executar.
Eu aconselho todos os empreendedores que me procuram a criar uma lista com as ações necessárias para atingir as suas metas e perguntar:
Eu sou a melhor pessoa para executar esta ação ou é melhor convidar alguém para me ajudar? Quem?
Eu tenho os recursos financeiros necessários? Como posso fazer para obtê-los?
Este é o melhor momento para a tomada desta ação? Se não agora, quando?
Implemente as estratégias e monitore resultados
Depois de pensar detalhadamente sobre todos os aspectos do seu plano de marketing chega a hora de executá-lo. Você deve seguir corretamente todas as etapas programadas e registrar tudo! Pode ser numa tabela, criando um diário ou de qualquer outra forma que seja mais prática para você. O importante é manter a disciplina de registrar e organizar todas as informações, assim você poderá monitorar os resultados de cada ação de maneira mais detalhada e objetiva.